PRIMEIROS SOCORROS: INVESTIGAÇÃO DO TREINAMENTO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE CAMPO GRANDE
DOI:
https://doi.org/10.18554/reas.v10i3.4778Resumen
Introdução: Qualquer pessoa pode passar por situações de urgência e emergência, em qualquer lugar. Dessa forma, a primeira pessoa a se deparar com a cena deve ser o primeiro a prestar socorros. Objetivo: Identificar os conhecimentos adquiridos sobre primeiros socorros de professores de uma escola. Método: Estudo de caráter exploratório, quantitativo realizado com professores de uma escola municipal de Campo Grande – MS. A amostra foi composta por 43% (n=30) dos professores. Foi realizado a aplicação de um questionário após treinamento de primeiros socorros. Resultados e discussão: Quando questionados sobre os números de emergência, 43,4% (n=13) conheciam. Em relação a abertura de vias aéreas, 46,6% (n=14) responderam corretamente. Posicionamento da vítima para compressão cardíaca foi assinalado assertivamente por 53,4% (n=16). Conclusão: Mesmo após receberem treinamentos, grande parte dos professores ainda não se demonstraram preparados a prestar assistência de urgência ou emergência. O profissional capacitado para responder esta demanda seria o enfermeiro.
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