PRIMEIROS SOCORROS: INVESTIGAÇÃO DO TREINAMENTO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE CAMPO GRANDE

Autores/as

  • Bruno Aguirre UCDB - Universidade Católica Dom Bosco
  • Daniel Bueno Ricardo UCDB - Universidade Católica Dom Bosco
  • Ursulla Vilella Andrade UCDB - Universidade Católica Dom Bosco.

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v10i3.4778

Resumen

Introdução: Qualquer pessoa pode passar por situações de urgência e emergência, em qualquer lugar. Dessa forma, a primeira pessoa a se deparar com a cena deve ser o primeiro a prestar socorros. Objetivo: Identificar os conhecimentos adquiridos sobre primeiros socorros de professores de uma escola. Método: Estudo de caráter exploratório, quantitativo realizado com professores de uma escola municipal de Campo Grande – MS. A amostra foi composta por 43% (n=30) dos professores. Foi realizado a aplicação de um questionário após treinamento de primeiros socorros. Resultados e discussão: Quando questionados sobre os números de emergência, 43,4% (n=13) conheciam. Em relação a abertura de vias aéreas, 46,6% (n=14) responderam corretamente. Posicionamento da vítima para compressão cardíaca foi assinalado assertivamente por 53,4% (n=16). Conclusão:  Mesmo após receberem treinamentos, grande parte dos professores ainda não se demonstraram preparados a prestar assistência de urgência ou emergência. O profissional capacitado para responder esta demanda seria o enfermeiro.

Biografía del autor/a

Bruno Aguirre, UCDB - Universidade Católica Dom Bosco

Tem experiência na área de Enfermagem, atendimento de primeiros socorros e APH. 

Daniel Bueno Ricardo, UCDB - Universidade Católica Dom Bosco

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8466913E4&tokenCaptchar=03AGdBq27-D-ihrqgY1-GX77S8BXfdtN57XkXtkupZtxfbrGKn7keyKNicRtdVYWShfMk7muuNyZ3O3oUDIbPvbRBTVsV3gvZ23xeAWQCuel8Wc0pFMUQPlHOqTVr8a5PWykXN1VuBUKQxtHhTy2DYrlWU1KuIgcdsRrm98XuFD1w5wTpdV_QyIJLdeMdbRP71QsqSJAxBbDU54oT0fq9ciH5DllYAcATc--LWPwaEyrvj07W_qj2vqUn34DlG2wNunYHcardGrD_xmQrzIOPyrjVufUKXZ8GH8QP86808_uUiQaDTmj4BnSJ2kk_krrpAQcM47kpqWYqCJVKn6QIcImYt_G0t4PGC30vgf4L9D9j0KRf9TBAklKJu5S1gNY-vu3o3MFn3PiqFysybHWID1f90c5JNSC4bK7oce6_936Omcm_FZmJyZftxaCHTAgGXz63mKRjBp-g4rh9jnKt65pNh6XhxxZwgA76pgzvpLCDbQHo6a0VOpXKftd2WFmi7tQ19eA1AUHNNtNYAtFqeuWVnzDg4LN3pig

Ursulla Vilella Andrade, UCDB - Universidade Católica Dom Bosco.

Possui graduação em enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2009) e mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2014). Especialista em Saúde Pública e Acupuntura - medicina tradicional chinesa. Atualmente é professor da Universidade Católica Dom Bosco. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, educação, qualidade de vida, enfermagem em saúde comunitária, doenças infecciosas e parasitárias, primeiros socorros, saúde da mulher e práticas integrativas e complementares (Acupuntura e auriculoterapia).

Citas

Do Amaral TV, Reis MMT, Freitas LN. O enfermeiro promovendo saúde como educador escolar: Atuando em primeiros socorros. Revista Transformar, 2014;1(6):104-113. Disponível em: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/16 Acesso em 16 out. 2018.

Pereira CK, Paulino JR, Saltarelli RMF, Carvalho AMP, Santos RB, Silveira TVL, et al. A construção de conhecimentos sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros junto ao público leigo. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, 2015;5(1). Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/456. Acesso em 16 out. 2018.

Galindo Neto NM, Carvalho GCN, Castro RCMB, Caetano JA, Santos ECB, Silva TM, et al. Teachers’ experiences about first aid at school. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018;71(Suppl 4):1678-84. [Thematic Issue: Education and teaching in Nursing] DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0715. Acesso em 16 out, 2018

Conti KLM, Zanatta SC. Acidentes no ambiente escolas - uma discussão necessária. Versão online - Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor pde, 2014; 1.

Taddeo PS, Gomes KWL, Caprara A, Gomes AMA, de Oliveira GC, Moreira TMM. Prática educativa e empoderamento de pacientes com doenças crônicas. Ciência e saúde coletiva. 2012;17(11):2923-2930.

Del Vecchio FB, Del Vecchio AHM, Blanco BFV, Gonçalves A. Formação em primeiros socorros: estudo de intervenção no âmbito escolar. Cadernos de formação RBCE, 2010;1(2).

Leite ACQB, de Freitas GB, de Mesquita MML, de França RRF, Fernandes SCA. Primeiros socorros nas escolas. Revista periódicos extendere - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – 2013;2(1).

Dal-Bó HQ. Avaliação do nível de conhecimento dos profissionais de educação física em possíveis situações emergenciais durante o exercício físico. 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/103743/TCC_HENRIQUE%20DE%20QUADRA%20DAL-B%C3%93.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 08 de junho de 2019.

DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA DO SUS - DATASUS. Informações de Saúde,

Epidemiológicas e Morbidade: banco de dados. Disponível em:

http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sim/cnv/evitb10ms.def> Acesso em: 08 jun.

Brasil. Lei n.13.722, de 4 de outubro de 2018. Secretaria de informação legislativa. Diário oficial da união. 5 out. 2018.

Siebeneichler AEM, Hahn GV. Professores da pré-escola e o agir em situações de emergência. Revista destaques acadêmicos. 2014; 6(3):139-147.

Cunha RB. O conhecimento do público acerca da epilepsia: uma pequena amostragem em campinas (SP). BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) 2011;13(2) São Paulo.

Neto JAC, Brum IV, Pereira DR, Santos LG, de Moraes SL, Ferreira RE. Conhecimento e interesse sobre suporte básico de vida entre leigos. International Journal of Cardiovascular Sciences. 2016;29(6):443-452.

Pergola AM, Araujo IEM. O leigo e o suporte básico de vida. Revista da escola de enfermagem da USP, 2009;43(2):335-342.

Gonzalez MM, Timerman S, Gianotto-Oliveira R, Polastri TF, Canesin F,Schimidt A, et al. I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arq Bras Cardiol: 2013; 101, (2 Supl. 3). Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2013003600001. Acesso em: 14 de jun. 2019.

Azevedo LP, Ribeiro LC, Teixeira LRM, Barbosa LBS, Guimarães MCC, Miranda MS, et al. Manejo do trauma de coluna cervical em pacientes politraumatizados. Revista Med. Minas Gerais 2009;19(2 Supl. 3):130-S135.

Núcleo de educação permanente SAMU 192 Porto Alegre 2013. Manual de primeiros socorros para leigos. 8-9.

Brozeli EA. Orientações de primeiros socorros sem urgência na escola. Revista eletrônica saúde em foco - Unisepe. 2014. Disponível em: http://unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/saude_foco/artigos/ano2014/primeiros_socorros_naescola.pdf. Acessado em 8 de junho de 2019.

Publicado

2022-02-21

Número

Sección

Artigos Originais