EVALUACIÓN DE LA POLÍTICA DE EDUCACIÓN PERMANENTE POR PROFESIONALES DE UNA CAPITAL DEL SURESTE DE BRASIL

EVALUACIÓN DE LA POLÍTICA DE EDUCACIÓN PERMANENTE POR PROFESIONALES DEL SURESTE DE BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v13i3.5947

Resumen

Objetivo. Evaluar la implementación de la Política de Educación Permanente en Salud (PEPS) en la Atención Primaria de Salud (APS), en la visión de los profesionales de la salud en una capital del sureste de Brasil, con énfasis en la estructura y proceso de acción. Métodos. Investigación evaluativa, mediante cuestionario. Se realizó un análisis descriptivo simple de los datos y posteriormente se aplicó a la Matriz de Análisis y Juicio elaborado. Resultados. Participaron 455 profesionales. En cuanto a la estructura, se consideró insuficiente la disponibilidad de recursos para las acciones, la integración profesional y la participación de una institución docente en la formación en salud. En cuanto al proceso de actuación, se verificó la participación de los profesionales en las actuaciones, cambio en la práctica profesional y formación para trabajar en APS. Conclusión: El grado de implementación del PEPS fue satisfactorio y se formularon recomendaciones para la calificación de los servicios de salud en la ciudad.

Biografía del autor/a

Lorena Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Odontologia, Doutorado em Saúde Pública.

Endereço: Rua Sargento Deocleciano, 69. São Cristovão, Vitória, Espírito Santo. CEP: 29048-485.

Laís Mello Serafim, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda no PPG em Reabilitação e Desempenho Funcional pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Bolsista de mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Fisioterapeuta pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Técnica em Agropecuária pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES.

Edson Theodoro dos Santos Neto, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Epidemiologia em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz. Mestre em Saúde Coletiva e Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo. 

Lêda Zorayde de Oliveira, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – Rio de Janeiro

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo, especialização em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde pelo Fundação Oswaldo Cruz, especialização em Saude Publica pelo Fundação Oswaldo Cruz, especialização em Epidemiologia pelo Fundação Oswaldo Cruz e mestrado-profissionalizante em Avaliação pelo Fundação Cesgranrio.

Ana Rosa Murad Szpilman, Universidade Vila Velha

Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 1999). Atualmente é Professora Titular II do Curso de Medicina da Universidade Vila Velha (UVV) e coordenadora da disciplina Programa de Interação Serviço, Ensino e Comunidade (PISEC) do Curso de Medicina da Universidade Vila Velha (UVV), dentista clínico plantonista no PA de São Pedro da Prefeitura Municipal de Vitória. Atualizações em Endodontia (UERJ), Odontopediatria (UFES) e Ortodontia(UFES); especializações em Odontopediatria (FAESA), em Atenção Primária à Saúde (UVV) e MBA em Gestão Empresarial (FGV); Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Representante do Núcleo docente estruturante (NDE) do Curso de Medicina da UVV. Representante do curso de Medicina da UVV na CIES Metropolitano. Editora Científica da Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde. Revisora da Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.

Carolina Dutra Degli Esposti, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Odontologia e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-Fiocruz).

Marly Marques da Cruz, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) – Rio de Janeiro

Doutora em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ). Pós-doutora em ciências da saúde pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical/Universidade Nova de Lisboa. Pesquisadora titular em saúde pública do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (DENSP/ENSP). Docente permanente do Programa de Pós Graduação Acadêmico e Mestrado Profissional em Saúde Pública ENSP/Fiocruz. Principal Investigadora de um acordo de cooperação entre a ENSP/Fiocruz e os Centros de Controle de Doenças (CDC). É líder do grupo de pesquisa de Avaliação de Políticas e Programas de Controle de Processos Endêmicos certificado pelo CNPq, além de integrar o grupo de pesquisa de Epidemiologia clínica e avaliação de serviços e programas de saúde, o grupo apoio Nutricional e Integrativo à Maternidade e Saúde Infantil do CNPq e o grupo Population Health, Policies and Services do Global Health and Tropical Medicine do IHMT/UNL. Integra o Grupo Temático de Avaliação em Saúde da Abrasco e o GT Diversidade e Equidade da ENSP. Participa da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA).

Publicado

2024-10-15

Número

Sección

Artigos Originais