AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PELOS PROFISSIONAIS DE UMA CAPITAL NO SUDESTE DO BRASIL

AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PELOS PROFISSIONAIS NO SUDESTE DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v13i3.5947

Resumo

Objetivo. Avaliar a implementação da Política de Educação Permanente em Saúde (PEPS) na Atenção Primária à Saúde (APS), na visão dos profissionais de saúde de uma capital no sudeste do Brasil com ênfase na estrutura e processo de ação. Métodos. Pesquisa avaliativa, por meio de questionário. A análise descritiva simples dos dados foi realizada e posteriormente aplicada na Matriz de Análise e Julgamento elaborada. Resultados. Participaram 455 profissionais. Quanto à estrutura foram considerados insuficientes à disponibilidade de recursos para as ações, à integração profissional e a participação de instituição de ensino na formação em saúde. Quanto ao processo de ação verificou-se participação dos profissionais nas ações, mudança da prática profissional e capacitação para atuar na APS. Conclusão: Obteve-se o grau de implementação da PEPS satisfatório e recomendações foram traçadas para qualificação dos serviços de saúde no município.

Biografia do Autor

Lorena Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Odontologia, Doutorado em Saúde Pública.

Endereço: Rua Sargento Deocleciano, 69. São Cristovão, Vitória, Espírito Santo. CEP: 29048-485.

Laís Mello Serafim, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda no PPG em Reabilitação e Desempenho Funcional pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Bolsista de mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Fisioterapeuta pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Técnica em Agropecuária pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES.

Edson Theodoro dos Santos Neto, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Epidemiologia em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz. Mestre em Saúde Coletiva e Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo. 

Lêda Zorayde de Oliveira, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – Rio de Janeiro

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo, especialização em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde pelo Fundação Oswaldo Cruz, especialização em Saude Publica pelo Fundação Oswaldo Cruz, especialização em Epidemiologia pelo Fundação Oswaldo Cruz e mestrado-profissionalizante em Avaliação pelo Fundação Cesgranrio.

Ana Rosa Murad Szpilman, Universidade Vila Velha

Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 1999). Atualmente é Professora Titular II do Curso de Medicina da Universidade Vila Velha (UVV) e coordenadora da disciplina Programa de Interação Serviço, Ensino e Comunidade (PISEC) do Curso de Medicina da Universidade Vila Velha (UVV), dentista clínico plantonista no PA de São Pedro da Prefeitura Municipal de Vitória. Atualizações em Endodontia (UERJ), Odontopediatria (UFES) e Ortodontia(UFES); especializações em Odontopediatria (FAESA), em Atenção Primária à Saúde (UVV) e MBA em Gestão Empresarial (FGV); Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Representante do Núcleo docente estruturante (NDE) do Curso de Medicina da UVV. Representante do curso de Medicina da UVV na CIES Metropolitano. Editora Científica da Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde. Revisora da Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.

Carolina Dutra Degli Esposti, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Odontologia e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-Fiocruz).

Marly Marques da Cruz, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) – Rio de Janeiro

Doutora em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ). Pós-doutora em ciências da saúde pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical/Universidade Nova de Lisboa. Pesquisadora titular em saúde pública do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (DENSP/ENSP). Docente permanente do Programa de Pós Graduação Acadêmico e Mestrado Profissional em Saúde Pública ENSP/Fiocruz. Principal Investigadora de um acordo de cooperação entre a ENSP/Fiocruz e os Centros de Controle de Doenças (CDC). É líder do grupo de pesquisa de Avaliação de Políticas e Programas de Controle de Processos Endêmicos certificado pelo CNPq, além de integrar o grupo de pesquisa de Epidemiologia clínica e avaliação de serviços e programas de saúde, o grupo apoio Nutricional e Integrativo à Maternidade e Saúde Infantil do CNPq e o grupo Population Health, Policies and Services do Global Health and Tropical Medicine do IHMT/UNL. Integra o Grupo Temático de Avaliação em Saúde da Abrasco e o GT Diversidade e Equidade da ENSP. Participa da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA).

Publicado

2024-10-15

Edição

Seção

Artigos Originais