AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PELOS PROFISSIONAIS DE UMA CAPITAL NO SUDESTE DO BRASIL
AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PELOS PROFISSIONAIS NO SUDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18554/reas.v13i3.5947Resumo
Objetivo. Avaliar a implementação da Política de Educação Permanente em Saúde (PEPS) na Atenção Primária à Saúde (APS), na visão dos profissionais de saúde de uma capital no sudeste do Brasil com ênfase na estrutura e processo de ação. Métodos. Pesquisa avaliativa, por meio de questionário. A análise descritiva simples dos dados foi realizada e posteriormente aplicada na Matriz de Análise e Julgamento elaborada. Resultados. Participaram 455 profissionais. Quanto à estrutura foram considerados insuficientes à disponibilidade de recursos para as ações, à integração profissional e a participação de instituição de ensino na formação em saúde. Quanto ao processo de ação verificou-se participação dos profissionais nas ações, mudança da prática profissional e capacitação para atuar na APS. Conclusão: Obteve-se o grau de implementação da PEPS satisfatório e recomendações foram traçadas para qualificação dos serviços de saúde no município.
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