ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PESSOAS COM FERIDAS CRÔNICAS

UMA EXPERIÊNCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v12i3.6102

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de enfermeiros residentes na assistência de pessoas com feridas crônicas no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Método: Trata-se de um relato de experiência de enfermeiros residentes de um Programa Multiprofissional duas Unidades Básicas de Saúde no estado do Rio Grande do Norte, no período dos meses de março de 2020 a fevereiro de 2021. Resultados: Os principais tipos de feridas crônicas atendidas durante o período dessa experiência foram: úlceras vasculogências, lesões oncológicas, lesões por pressão, ostomias e úlceras diabéticas. Como dificuldade foram identificadas a ausência de educação permanente dos profissionais e de insumos/estrutura física adequada das Unidades Básicas de Saúde. Conclusões: Deste modo, o atendimento integral, multiprofissional e centrado no sujeito, muitas vezes é limitado pelas inconsistências e fragmentações observadas na Atenção Primária à Saúde, sendo os programas de Residência uma ferramenta de formação mútua entre os profissionais-residentes, preceptores e gestores dos serviços de saúde.

Biografia do Autor

  • José Antonio da Silva Júnior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Enfermeiro. Especialista em Atenção Básica e em Enfermagem em Dematologia. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

  • Maiara Bezerra Dantas, Universidade Federal do Ceará

    Enfermeira. Especialista em Atenção Básica. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará.

  • Roberta Amador de Abreu, Hospital Universitário Alcides Carneiro

    Especialista em Enfermagem Dermatológica. Enfermeira do Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande.

Publicado

2023-09-26

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PESSOAS COM FERIDAS CRÔNICAS: UMA EXPERIÊNCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, [S. l.], v. 12, n. 3, 2023. DOI: 10.18554/reas.v12i3.6102. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/6102. Acesso em: 8 maio. 2025.