ANÁLISIS DE LOS FACTORES DE RIESGO DEL CÁNCER DE PRÓSTATA: UN ESTUDIO TRANSVERSAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v12i3.6410

Resumen

Objetivo: Analizar la presencia de factores de riesgo para cáncer de próstata en trabajadores del sexo masculino de una institución de educación superior. Método: Estudio transversal de naturaleza descriptiva y abordaje cuantitativo que tuvo lugar de julio a agosto de 2016 en una Institución de Enseñanza Superior privada ubicada en la ciudad de Fortaleza, Ceará. La población estuvo conformada por 604 empleados activos, distribuidos por áreas: académica, operativa y administrativa. Resultados: La mayoría de los participantes dijo que ya había oído hablar de la patología y consideró que el hábito de fumar cigarrillos, beber alcohol y comer alimentos grasos podría aumentar las posibilidades de aparición de cáncer. Conclusión: Existe relevancia en la presencia de factores de riesgo en los participantes de la investigación, especialmente en lo que se refiere al estilo de vida adoptado por ellos, donde los hombres desde jóvenes ya tienen hábitos de vida poco saludables, y la presencia de antecedentes familiares de la enfermedad.

Biografía del autor/a

William Moreira, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeiro pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará; Especialista em Estomaterapia pela Universidade Estácio de Sá; Especialista em Segurança do Paciente e qualidade em serviços de saúde pela Faculdade Unyleya; Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva (NEPPSS); Integrante do Núcleo de Estudos em HIV/AIDS, Saúde e Sexualidade (NEHAS) vinculado ao CNPq/UFPB; Integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPesC) vinculado ao CNPq/UFPI; Integrante da Comissão de Colóquios - PPGENF/UFPB; Colaborador na Liga Acadêmica de Enfermagem Clínico-Cirúrgica - LAECC; Atuou como: Professor do curso técnico de enfermagem do Colégio 21 Educar; Enfermeiro assistencial em Enfermaria Clínica-Cirúrgica e Unidade de Terapia Intensiva no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA); Enfermeiro consultor na área de gestão em saúde pela L.A. Consultoria.

Carmem Lúcia Ferreira Abreu, Escola de Saúde Pública do Ceará

Enfermeira Graduada pela Faculdades Nordeste - FANOR - DeVry Brasil (2016). Especialista em Educação Permanente em saúde pela FIO CRUZ. Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência pela UNIATENEU. Bolsista de Extensão Tecnológica da Gerência de Educação Permanente em Saúde (GEDUC) na Escola de Saúde Pública do Ceará. Participou do Intercâmbio Internacional e Interdisciplinar da Chamberlain College of Nursing em parceria com a DeVry FANOR (2014).

Larissa Rodrigues Lira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Bacharelanda em Enfermagem na Universidade Federal do Piauí- Campus Senador Helvidio Nunes de Barros. Integrante do Gpesc (Grupo de pesquisa em Saúde Coletiva) na linha de Saúde Mental e Sono, na UFPI-CSHNB e presidente da Liga Acadêmica de Enfermagem Clínico-Cirúrgica (LAECC).

Erielton Gomes da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Graduando em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/CSHNB). Membro voluntário do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPESC), na linha: Saúde Sexual e Reprodutiva. Professor de Inglês no Projeto de Extensão: Cursinho Popular Pré-ENEM Paulo Freire. Membro da Liga Acadêmica de Oncologia e Histologia (LAOH).

Isabelle Cerqueira Sousa, UNICHRISTUS

Terapeuta Ocupacional (UNIFOR), Especializações em: Psicopedagogia (UFC), Desenvolvimento Neuro-psicomotor (IBRM Rio de Janeiro), NeuroAprendizagem (UNICHRISTUS), Desenvolvimento Infantil na primeira infância (UNICHRISTUS), Saúde Pública e Coletiva (UNINASSAU), MESTRADO em Educação Especial (UECE) e Doutoranda em Saúde Coletiva (UNIFOR).

Laurineide de Fátima Diniz Cavalcante, Faculdade Rodolfo Teófilo

Graduação em enfermagem bacharelado pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especialista em Enfermagem Médico cirúrgica pela Universidade estadual do Ceará (UECE). Mestre em Saúde Coletiva pela UNIFOR. Doutora em Saúde Coletiva pela UNIFOR.

Publicado

2024-01-17

Número

Sección

Artigos Originais