CONHECIMENTO DOS DOCENTES E DISCENTES DE ENFERMAGEM SOBRE O SUPORTE BÁSICO DE VIDA
DOI:
https://doi.org/10.18554/reas.v10i1.4163Resumo
Objetivo: identificar o conhecimento dos docentes e discentes de enfermagem de uma universidade pública sobre o suporte básico de vida. Método: estudo exploratório, transversal e quantitativo, realizado com 40 docentes (graduação e técnico em enfermagem) e 89 discentes do curso técnico em enfermagem, por meio de questionário. Resultados: observou-se maior conhecimento dos participantes referentes ao ambiente onde se pode realizar a ressuscitação cardiopulmonar (88,4%), aos sinais clínicos que identificam uma parada cardiorrespiratória (77,5%), a relação compressão X ventilação (71,3%), aos elos da cadeia de sobrevivência (56,6%) e a profundidade das compressões torácicas (55,0%). Em outras questões, ocorreu percentual de erros significantes, tais como: situações especiais para utilização do desfibrilador externo automático (93,8%), sinais da parada respiratória (69,8%), ritmos chocáveis (65,1%) e frequência das compressões torácicas (50,4%). Conclusão: o estudo demonstrou significativo déficit de conhecimento sobre suporte básico de vida, tanto entre os discentes quanto entre os docentes.
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