IMPACTOS DA PANDEMIA NA IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v12i3.6157

Resumo

Objetivo: refletir sobre os impactos da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus na implementação de estratégias de prevenção do câncer de colo do útero na Atenção Primária à Saúde. Método: estudo teórico-reflexivo realizada em março de 2021 a partir de relato de experiência. Resultados: No período de estágio não houve a realização do exame preventivo por constituir atividade de risco para contágio (profissional/paciente) em relação à COVID-19. A vacinação de meninos e meninas contra o HPV continuou a ser realizada com datas e horários marcados previamente. Logo, a educação em saúde neste momento atípico, tornou-se instrumento chave para continuidade de assistência à saúde das mulheres, assim como a utilização da telessaúde. Conclusão: Os gestores e profissionais de saúde devem avaliarem continuamente o retorno do exame citopatológico mediante a situação epidemiológica local, e caso haja um retorno, é fundamental o seguimento às recomendações de órgãos governamentais.

Biografia do Autor

  • José Gerfeson Alves, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)

    Enfermeiro graduado pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestrando em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Pós-graduando em Enfermagem em Estratégia de Saúde da Família (DNA PÓS). Membro do Grupo de Pesquisa Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva (PROSSER/UNILAB) e Saúde da Mulher e Enfermagem (GRUPESME/UECE). 

  • Agna Teixeira Braga, Universidade Regional do Cariri (URCA), Iguatu, Ceará, Brasil.

    Enfermeira pela Universidade Regional do Cariri- URCA

  • Patricia Pereira Tavares de Alcantara, Universidade Regional do Cariri (URCA), Iguatu, Ceará, Brasil.

    Enfermeira, Doutorando em Saúde da Família pela RENASF, Docente da URCA

  • Emanuelly Vieira Pereira, Universidade Regional do Cariri (URCA), Iguatu, Ceará, Brasil.

    Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Sexualidade, Gênero, Diversidade Sexual e Inclusão (GPESGDI/CNPq/URCA).

    Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA).

  • Camila Almeida Neves de Oliveira, Universidade Regional do Cariri (URCA), Iguatu, Ceará, Brasil.

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará - UFC.

Publicado

2023-11-21

Edição

Seção

Estudo teórico

Como Citar

IMPACTOS DA PANDEMIA NA IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, [S. l.], v. 12, n. 3, 2023. DOI: 10.18554/reas.v12i3.6157. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/6157. Acesso em: 8 maio. 2025.