SAÚDE DA MULHER IDOSA: QUALIDADE DE VIDA E PERFIL EPIDEMIOLÓGICO

Autores

  • Bianca do Amaral Rodrigues Curso de Medicina/Centro de Ciências Médicas/Universidade Federal da Paraíba
  • Samara Araújo de Bulhões Curso de Medicina/Centro de Ciências Médicas/Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Laura Carvalho Leite Medeiros Hospital Universitário Lauro Wanderley/Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-8112-3250
  • Cristina Wide Pissetti Centro de Ciências MédicasUniversidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-5534-8544

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v13i3.7082

Resumo

Objetivo: Avaliar a qualidade de vida (QV) de mulheres idosas sem comprometimento cognitivo acompanhadas em um ambulatório de geriatria de um hospital universitário e caracterizar o perfil clínico-epidemiológico desse grupo. Método: Pesquisa descritiva, observacional, com abordagem quantitativa. O estudo foi realizado em um hospital universitário. Elas responderam a três questionários – um de caráter sociodemográfico e dois, WHOQOL-OLD e WHOQOL-BREF, de QV. Resultados: os achados em QV, no geral, foram favoráveis para as idosas. Quanto ao perfil clínico e socioeconômico, a amostra foi composta predominantemente por mulheres não brancas, viúvas, católicas, com baixa escolaridade, sedentárias, em sobrepeso, não fumantes e não etilistas, com renda mensal entre baixa e média-baixa. Conclusões: Diante do limitado volume de estudos com esse objetivo de pesquisa, espera-se que esses resultados possam contribuir com dados no sentido de fornecer evidências das demandas da mulher idosa.

Palavras-chave: Qualidade de Vida. Saúde da Mulher. Saúde da Pessoa Idosa. Perfil de Saúde. Epidemiologia Descritiva.

Biografia do Autor

Bianca do Amaral Rodrigues, Curso de Medicina/Centro de Ciências Médicas/Universidade Federal da Paraíba

Médica. Graduada em medicina pela Universidade Federal da Paraíba.

Samara Araújo de Bulhões, Curso de Medicina/Centro de Ciências Médicas/Universidade Federal da Paraíba

Médica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Ana Laura Carvalho Leite Medeiros, Hospital Universitário Lauro Wanderley/Universidade Federal da Paraíba

Médica Geriatra. Residência Médica em Geriatria no Hospital Getúlio Vargas, em Recife/PE. Mestrado em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília, Residência Médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Especialização em Cuidados Paliativos pela Universidade Federal da Paraíba.

Cristina Wide Pissetti, Centro de Ciências MédicasUniversidade Federal da Paraíba

Graduação em Biomedicina pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, mestrado e doutorado em Patologia Clínica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Professora adjunta no Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2024-11-12

Edição

Seção

Artigos Originais