A MODALIZAÇÃO NO PROCESSO DE GRAMATIZAÇÃO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18554/ri.v10i2.2040Resumo
Neste trabalho, pretende-se localizar os estudos sobre Modalidade e Modalização no interior dos estudos da História das Ideias Linguísticas. A partir do conceito de Gramatização (cf. Auroux, 1992), que se preocupa com o saber sobre língua e suas tecnologias (dicionários e gramáticas), foi feito um levantamento dos estudos sobre Modalidade e Modalização desde a tradição gramatical grega até se chegar às gramáticas brasileiras. Observa-se a importância de gramáticas produzidas por linguistas como Maria Helena de Moura Neves (Gramática de usos do Português) e Mário Perini (Gramática do Português Brasileiro) na preocupação com o tema “modalidade” sob um viés científico, abordando aspectos como marcas de subjetividade, ou das atitudes dos falantes, no enunciado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/