Mediações e ação educomunicativa:análise do trailer de adaptações de textos literários

Autores

  • Eliana Nagamini Faculdade de Tecnologia São Paulo do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v1i0.2909

Resumo

Este trabalho discute o trailer de adaptações cinematográficas – inspiradas em obras literárias -, como mediador entre o texto e o leitor/espectador. Trata-se de um dos paratextos (GENETTE, 2009) que compõe o conjunto de práticas discursivas que orientam a leitura do filme, operando uma espécie de “transição” e de “transação”. Ao contextualizar a produção audiovisual propõe um modo de apreensão com enfoque na relação intertextual entre livro e filme, estabelecendo um contrato de comunicação (CHARAUDEAU, 2006) com o receptor. Integrar o estudo do trailer, por meio de ações educomunicativas na escola, permite compreender o poder discursivo da mediação do trailer e, desse modo, criar uma abertura para que a adaptação seja apreendida como texto autônomo (NAGAMINI, 2004). Tomaremos como objeto de estudo o trailer do filme Capitães da Areia (2011), do romance homônimo de Jorge Amado.

Biografia do Autor

Eliana Nagamini, Faculdade de Tecnologia São Paulo do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutora em Ciências da Comunicação (interface Comunicação e Educação); Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada; docente de Língua Portuguesa da Fatec São Paulo do Centro Paula Souza

Downloads

Publicado

2018-10-30

Como Citar

NAGAMINI, E. Mediações e ação educomunicativa:análise do trailer de adaptações de textos literários. Revista InterteXto, Uberaba, v. 1, p. p.02–22, 2018. DOI: 10.18554/ri.v1i0.2909. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/2909. Acesso em: 23 nov. 2024.