Mediações e ação educomunicativa:análise do trailer de adaptações de textos literários

Autores

  • Eliana Nagamini Faculdade de Tecnologia São Paulo do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v1i0.2909

Resumo

Este trabalho discute o trailer de adaptações cinematográficas – inspiradas em obras literárias -, como mediador entre o texto e o leitor/espectador. Trata-se de um dos paratextos (GENETTE, 2009) que compõe o conjunto de práticas discursivas que orientam a leitura do filme, operando uma espécie de “transição” e de “transação”. Ao contextualizar a produção audiovisual propõe um modo de apreensão com enfoque na relação intertextual entre livro e filme, estabelecendo um contrato de comunicação (CHARAUDEAU, 2006) com o receptor. Integrar o estudo do trailer, por meio de ações educomunicativas na escola, permite compreender o poder discursivo da mediação do trailer e, desse modo, criar uma abertura para que a adaptação seja apreendida como texto autônomo (NAGAMINI, 2004). Tomaremos como objeto de estudo o trailer do filme Capitães da Areia (2011), do romance homônimo de Jorge Amado.

Biografia do Autor

  • Eliana Nagamini, Faculdade de Tecnologia São Paulo do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
    Doutora em Ciências da Comunicação (interface Comunicação e Educação); Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada; docente de Língua Portuguesa da Fatec São Paulo do Centro Paula Souza

Downloads

Publicado

2018-10-30

Como Citar

Mediações e ação educomunicativa:análise do trailer de adaptações de textos literários. Revista InterteXto, Uberaba, v. 1, p. p.02–22, 2018. DOI: 10.18554/ri.v1i0.2909. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/2909. Acesso em: 27 ago. 2025.