Abordagem de gênero textual em um capítulo de livro didático de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.18554/it.v18i00.8393Resumo
Este estudo tem por objetivo verificar a abordagem de gênero textual assumida no livro didático “Tecendo Linguagens: língua portuguesa”, de Oliveira e Araújo, 2018, no volume do 7º ano do Ensino Fundamental, e como essa abordagem está presente nas atividades de ensino da língua portuguesa. Para atingir esse objetivo, estabelecemos como foco de análise o capítulo 3, “Trocando passes”, que se encontra na Unidade 2, “Entretenimento é coisa séria”. A referida coleção foi selecionada porque é o material utilizado na escola de atuação de uma das autoras deste estudo e o capítulo 3 foi escolhido por focar a transitividade, categoria linguística de interesse das pesquisadoras. Esse estudo é de natureza qualitativa interpretativista e de base bibliográfica (GIL, 2008); tem como embasamento teórico o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), especificamente nos postulados de Bronckart (1999), Schneuwly e Dolz (2004). Como categoria de análise, consideramos as concepções de gênero de texto apontadas por autores representantes do ISD, as concepções de gênero expressas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1998), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e no livro didático (LD) selecionado. O estudo mostrou que a abordagem de gênero assumida no LD é o Interacionismo Sociodiscursivo e atende aos preceitos dos documentos oficiais; porém, nas atividades propostas no capítulo analisado, há pontos de convergência e divergência entre teoria e prática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/

