Abordagem de gênero textual em um capítulo de livro didático de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v18i00.8393

Resumo

Este estudo tem por objetivo verificar a abordagem de gênero textual assumida no livro didático “Tecendo Linguagens: língua portuguesa”, de Oliveira e Araújo, 2018, no volume do 7º ano do Ensino Fundamental, e como essa abordagem está presente nas atividades de ensino da língua portuguesa. Para atingir esse objetivo, estabelecemos como foco de análise o capítulo 3, “Trocando passes”, que se encontra na Unidade 2, “Entretenimento é coisa séria”. A referida coleção foi selecionada porque é o material utilizado na escola de atuação de uma das autoras deste estudo e o capítulo 3 foi escolhido por focar a transitividade, categoria linguística de interesse das pesquisadoras. Esse estudo é de natureza qualitativa interpretativista e de base bibliográfica (GIL, 2008); tem como embasamento teórico o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), especificamente nos postulados de Bronckart (1999), Schneuwly e Dolz (2004). Como categoria de análise, consideramos as concepções de gênero de texto apontadas por autores representantes do ISD, as concepções de gênero expressas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1998), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e no livro didático (LD) selecionado. O estudo mostrou que a abordagem de gênero assumida no LD é o Interacionismo Sociodiscursivo e atende aos preceitos dos documentos oficiais; porém, nas atividades propostas no capítulo analisado, há pontos de convergência e divergência entre teoria e prática.

Biografia do Autor

  • Simone Marci Bitencurt, Universidade Federal de Santa Maria

    Graduada em Letras pela UFSM em 1997, com Especialização em Metodologia do Ensino pela Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, em 2000. Possui Especialização em Orientação Educacional pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, em 2011 e Especialização em Língua Portuguesa pela Faculdade São Luis em 2018. Graduada em Letras-Espanhol pela UFPEL em 2018. Atuou como vice-diretora no período de 2001 a 2003, 2009 a 2012, 2015 a 2018 e como diretora de 2019 a 2021 na Escola Estadual de Educação Básica João Ferrari. Doutoranda em Letras do PPGL, UFSM, Linha de Pesquisa: Linguagem no Contexto Social. Docente em Língua Portuguesa e Literaturas na Rede Estadual.

  • Fabiane Godoy Flores, Universidade Federal de Santa Maria

    Mestranda em Letras - Estudos Linguísticos - pela Universidade Federal de Santa Maria e graduada em Letras Licenciatura Habilitação: Inglês e Literaturas da Língua Inglesa pela mesma instituição. Atuou durante o período de dois anos como bolsista de Iniciação Científica (FIEX e PROBIC). Também exerceu o cargo de tutora e monitora em cursos de extensão presenciais e a distância no Laboratório LabEOn: Ensino de Línguas a distância via Extensão Universitária, além de tutora no curso de extensão no LABLER-Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação e bolsista de Iniciação Científica FIPE. Atualmente é bolsista do Programa de Demanda Social da Capes e desenvolve pesquisa sobre linguagem e práticas discursivas em contextos sociais específicos no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

  • Gabrieli Dorigon Herold, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutoranda em Letras - Estudos Linguísticos - pela Universidade Federal de Santa Maria e graduada em Letras - Licenciatura - Hab. Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela mesma universidade. Foi bolsista de iniciação científica/CNPq em Literatura e Memória, atuou em pesquisas no âmbito da Lexicografia e foi professora de Língua Portuguesa no Curso Pré-Universitário Popular Alternativa. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre a argumentação no discurso.

Downloads

Publicado

2025-12-30

Como Citar

BITENCURT, Simone Marci; FLORES, Fabiane Godoy; HEROLD, Gabrieli Dorigon. Abordagem de gênero textual em um capítulo de livro didático de língua portuguesa. Revista InterteXto, Uberaba, v. 18, n. 00, 2025. DOI: 10.18554/it.v18i00.8393. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/8393. Acesso em: 28 jan. 2026.