Currículo: do gênero discursivo físico para o digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v19i00.8755

Resumo

           O presente trabalho aborda a evolução do conceito de gêneros textuais, com foco no dialogismo interacional de Bakhtin e em abordagens contemporâneas como a sociossemiótica, a sociorretórica e a sociodiscursiva. Com base nessas teorias, o estudo analisa o gênero discursivo currículo, estabelecendo um paralelo com o currículo digital. Essa análise evidencia a relação dinâmica entre o gênero e seu suporte. Adicionalmente, apresenta-se uma sequência didática voltada para o ensino do gênero currículo a estudantes do Ensino Médio.

Biografia do Autor

  • Ariadina Andrade Dutra de Oliveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Licenciada em Letras (Português) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e bacharel em Direito pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus. Mestranda em Letras (Profletras) pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. 

Downloads

Publicado

2026-01-30

Como Citar

ANDRADE DUTRA DE OLIVEIRA, Ariadina. Currículo: do gênero discursivo físico para o digital. Revista InterteXto, Uberaba, v. 19, n. Especial, 2026. DOI: 10.18554/it.v19i00.8755. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/8755. Acesso em: 15 fev. 2026.