DISCUSSÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE AS ABORDAGENS METODOLÓGICAS EM PESQUISAS EDUCACIONAIS: UM OLHAR FILOSÓFICO PARA O DILEMA ENTRE A PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v16i00.8870

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o avanço nos estudos acerca das abordagens quantitativa e qualitativa, no campo educacional, levando em conta o aspecto filosófico da Educação. Assim, buscamos contextualizar o desenvolvimento do pensamento científico desde a Idade Medieval até pós-modernidade a fim de compreender como as duas abordagens alcançaram a hegemonia nos estudos voltados para o campo educacional. A partir desta premissa , de que a Educação tem uma ligação forte com a filosofia, busca-se verificar se há uma abordagem metodológica mais adequada para as pesquisas no campo da Educação, alicerçando nossas ideias em estudos como de Minayo (2014), Gatti (2012), Gamboa (2007), dentre outros. Para tanto, empreendeu-se uma busca na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações a fim de mapear a abordagem utilizada nas teses publicadas no ano de 2021, voltadas para o campo educacional. Para balizar o estudo, lançou-se mão da abordagem quanti-qualitativa e utilizamos o método bibliográfico selecionou-se o estado da arte. Ao cabo e ao fim, verificou-se que as abordagens quantitativa e qualitativa devem ser consideradas como complementares e não como antagônicas, uma vez que o campo educacional apresenta grande complexidade. Portanto, acredita-se que o estudo possa contribuir para consolidar o uso da abordagem quanti-qualitativa em estudos de cunho educacional, como base filosófica.

Biografia do Autor

  • Marcelo Alexandre Teodoro, Universidade de Uberaba

    Doutorando em Educação - PPGE/UNIUBE - Programa Trilhas de Futuro Educadores - Edital 2022. Formado em Letras pela UFTM. Mestre em Educação pela UFTM. 

  • Ieda Cristhiane de Jesus, Prefeitura de Uberaba

    Formada em Neuropsicopedagoga Clínica (especialização).  Atualmente atua na rede Municipal de Uberaba (Prefeitura de Uberaba).

  • Amélia Camargo Parreira Caetano, Prefeitura Municipal de Uberaba

    Pedagoga. Especialista em Educação Física Inclusiva. Prefeitura Municipal de Uberaba/MG .

Downloads

Publicado

2024-01-10

Como Citar

TEODORO, Marcelo Alexandre; JESUS, Ieda Cristhiane de; CAETANO, Amélia Camargo Parreira. DISCUSSÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE AS ABORDAGENS METODOLÓGICAS EM PESQUISAS EDUCACIONAIS: UM OLHAR FILOSÓFICO PARA O DILEMA ENTRE A PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA. Revista InterteXto, Uberaba, v. 16, n. 00, 2024. DOI: 10.18554/it.v16i00.8870. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/8870. Acesso em: 29 jan. 2026.