DISCUSSÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE AS ABORDAGENS METODOLÓGICAS EM PESQUISAS EDUCACIONAIS: UM OLHAR FILOSÓFICO PARA O DILEMA ENTRE A PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA
DOI:
https://doi.org/10.18554/it.v16i00.8870Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar o avanço nos estudos acerca das abordagens quantitativa e qualitativa, no campo educacional, levando em conta o aspecto filosófico da Educação. Assim, buscamos contextualizar o desenvolvimento do pensamento científico desde a Idade Medieval até pós-modernidade a fim de compreender como as duas abordagens alcançaram a hegemonia nos estudos voltados para o campo educacional. A partir desta premissa , de que a Educação tem uma ligação forte com a filosofia, busca-se verificar se há uma abordagem metodológica mais adequada para as pesquisas no campo da Educação, alicerçando nossas ideias em estudos como de Minayo (2014), Gatti (2012), Gamboa (2007), dentre outros. Para tanto, empreendeu-se uma busca na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações a fim de mapear a abordagem utilizada nas teses publicadas no ano de 2021, voltadas para o campo educacional. Para balizar o estudo, lançou-se mão da abordagem quanti-qualitativa e utilizamos o método bibliográfico selecionou-se o estado da arte. Ao cabo e ao fim, verificou-se que as abordagens quantitativa e qualitativa devem ser consideradas como complementares e não como antagônicas, uma vez que o campo educacional apresenta grande complexidade. Portanto, acredita-se que o estudo possa contribuir para consolidar o uso da abordagem quanti-qualitativa em estudos de cunho educacional, como base filosófica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/

