Uma proposta para desenvolver o hábito da leitura a partir da leitura do texto híbrido – Graphic Novel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v19i00.8772

Resumo

O presente artigo analisa o gênero textual Graphic Novel e propõe uma sequência didática, com o objeto de inseri-lo no cotidiano escolar. A pesquisa discute o desafio que é despertar a paixão pela leitura no contexto contemporâneo amplamente tecnológico, uma vez que a neurociência indica que a leitura digital ativa áreas diferentes do cérebro, exigindo um processamento rápido, às vezes superficial e podendo levar a leituras menos reflexivas. A Graphic Novel, entra nesse cenário como uma alternativa para despertar o interesse do aluno pela leitura, já que é um gênero que trabalha palavras e imagens em uma mistura dinâmica e atrativa que enriquece a experiência dos leitores.  O artigo ressalta o trabalho do professor enquanto mediador de uma leitura que vá além das palavras e abranja a decodificação das várias multiplicidades, como orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que foca na diversidade textual como base para inserção do desenvolvimento das habilidades e também para o desenvolvimento da fruição na leitura. Como aporte teórico, ressalta-se a origem histórica do gênero, evidenciando a importância de Will Eisner (1970) para a disseminação, além de reforçar a língua como interação social, conforme Bakthin (1929).

Biografia do Autor

  • Ana Carolina dos Santos Barros, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Mestranda pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, é pós-graduada em Leitura e Produção Textual pelo Centro Universitário Newton Paiva, 2023, possui Licenciatura Plena em Letras Português Inglês, pela Universidade de Uberaba (2008). Foi professora de Língua Portuguesa designada no Estado de Minas Gerais (2008 a 2010). Concomitante, atuou em escolas da Rede Municipal de Ensino, Escola Municipal Reis Junior (2010), Escola Niza Guaritá Marques (2010). Trabalhou como docente em Português Instrumental na instituição FETI (Fundação de Ensino Técnico Intensivo "Dr. Renê Barsam") (2011). Atualmente, é professora do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Professor Chaves, desde 2015, atua também na Escola Municipal Professor José Geraldo Guimarães, desde 2014. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em leitura, gramática e produção textual.

Downloads

Publicado

2026-01-30

Como Citar

DOS SANTOS BARROS, Ana Carolina. Uma proposta para desenvolver o hábito da leitura a partir da leitura do texto híbrido – Graphic Novel. Revista InterteXto, Uberaba, v. 19, n. Especial, 2026. DOI: 10.18554/it.v19i00.8772. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/8772. Acesso em: 15 fev. 2026.