Uma proposta para desenvolver o hábito da leitura a partir da leitura do texto híbrido – Graphic Novel
DOI:
https://doi.org/10.18554/it.v19i00.8772Resumo
O presente artigo analisa o gênero textual Graphic Novel e propõe uma sequência didática, com o objeto de inseri-lo no cotidiano escolar. A pesquisa discute o desafio que é despertar a paixão pela leitura no contexto contemporâneo amplamente tecnológico, uma vez que a neurociência indica que a leitura digital ativa áreas diferentes do cérebro, exigindo um processamento rápido, às vezes superficial e podendo levar a leituras menos reflexivas. A Graphic Novel, entra nesse cenário como uma alternativa para despertar o interesse do aluno pela leitura, já que é um gênero que trabalha palavras e imagens em uma mistura dinâmica e atrativa que enriquece a experiência dos leitores. O artigo ressalta o trabalho do professor enquanto mediador de uma leitura que vá além das palavras e abranja a decodificação das várias multiplicidades, como orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que foca na diversidade textual como base para inserção do desenvolvimento das habilidades e também para o desenvolvimento da fruição na leitura. Como aporte teórico, ressalta-se a origem histórica do gênero, evidenciando a importância de Will Eisner (1970) para a disseminação, além de reforçar a língua como interação social, conforme Bakthin (1929).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/

