Memes na sala de aula: um novo caminho para o ensino de afixos na morfologia da língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.18554/it.v18i00.8887Resumo
Este trabalho surge pelo apreço aos estudos da morfologia da língua portuguesa e, de maneira mais específica, pelo interesse em analisar a semântica envolvida em palavras contendo afixos. Nesse sentido, vale ressaltar quão significativa pode ser a necessidade natural de redenominar seres e/ou experiências, criando neologismos linguísticos. O objetivo é ampliar o ensino relacionado à afixação em palavras da língua portuguesa, investigando os sentidos construídos por prefixos e sufixos, levando alunos da educação básica a interagir, em sala de aula, refletir e levantar hipóteses sobre os processos morfológicos de sua própria língua. Esta pesquisa, conforme a construção de seu referencial teórico, segue o viés morfopragmático opondo-se a colocações da abordagem tradicional da morfologia da língua portuguesa. Utilizou, como metodologia, técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e de pesquisa-ação. Considerando a popularização da internet e das mídias sociais entre jovens estudantes da educação básica nos últimos anos, a abordagem foi realizada em uma turma de alunos do 8° ano de uma escola pública em Uberaba-MG, e o corpus utilizado para análise – os memes – provocou nos estudantes a necessidade de realizarem inferências durante sua leitura para compreenderem as construções de sentido geradas pelas afixações presentes nos neologismos. Os resultados apontam que a opção didática de atividades com os memes tornou possível a ampliação do ensino em situações reais da língua em uso, em consonância com as experiências sociocomunicativas dos alunos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/

