Relato de Experiência: Curso de Gramática

Autores

  • Ozíris Borges Filho
  • Flávia Ribeiro Magalhães Costa Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Giovanna Emanuelly Pazian Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Isadora Aidar Almeida Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Tyfane Roberta Costa Claro Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

Programa de Educação Tutorial; Curso de gramática; Formação de professores.

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor reflexões sobre a importância do Programa de Educação Tutorial e suas atividades para a formação de professores. O trabalho foi executado por cinco meses, ministrando o curso de gramática do professor Luiz Cruz, para universitários da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. O objetivo da atividade foi expor o método de ensino da gramática por meio da apostila do professor Luiz Cruz. O curso iniciou-se com uma turma de dezessete alunos e ao longo das aulas, houve a desistência de alguns. O conteúdo baseou-se no ensino da morfologia, sintaxe e suas regras. Nesse sentido, as reflexões aqui propostas abarcam tanto a forma de ensino quanto de pesquisa, buscando contribuir para formação de professores de língua portuguesa.

Referências

ARAÚJO OLIVEIRA, F. O ensino de gramática: reflexões e propostas. Revista do GELNE, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 112–125, 2019. DOI: 10.21680/1517-7874.2019v21n2ID18036. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/18036. Acesso em: 8 set. 2022.

TENÓRIO, Fabiana Júlia de Araújo. Ensino de gramática de análise linguística: mudanças e permanências nas práticas de ensino de língua portuguesa. 154f. Dissertação. (Mestrado em Educação)- Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2013.

ANTUNES, I. Gramática Contextualizada: limpando “o pó das ideias simples”. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Downloads

Publicado

2022-12-05

Edição

Seção

Relatos de casos