Ensina PET
A atividade de ensino do PET em disciplinas da graduação
DOI:
https://doi.org/10.18554/pet.v2i01.7311Palavras-chave:
Ensino, Aula, EnfermagemResumo
O relato trata da experiência de bolsistas do Programa de Educação Tutorial de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará na atividade Ensina PET, no período de fevereiro a abril de 2023. As aulas foram ministradas nas disciplinas Políticas de Saúde I e Políticas de Saúde II do curso de graduação em Enfermagem, nas quais discute-se a importância do uso de metodologias ativas na graduação, pois infere-se que tais atividades auxiliam no desenvolvimento de habilidades e competências importantes aos discentes, como criticidade e autonomia. A vivência propiciou a ampliação de habilidades acadêmicas de grande valia na prática estudantil e profissional, como comunicação e trabalho em equipe.
Referências
ORTOLAN, L. S.; PASSOS, M. P.; TIBURZIO, V. L. B. A monitoria discente como uma oportunidade de aprendizagem. Conceito, diagnóstico e estratégias pedagógicas. Revista Iniciação & Formação Docente, p. 1-16, 30 jul. 2019. DOI: Link de Referência. Disponível em: Link de Referência. Acesso em: 16 jul. 2023.
EVANS, Michael M. Developing Nurses Through Mentoring: It Starts in Nursing Education. Nursing Clinics of North America, [s. l.], v. 55, p. 61-69, 1 mar. 2020. DOI: Link de Referência. Disponível em: Link de Referência. Acesso em: 17 jul. 2023.
NATÁRIO, Elisete Gomes; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Programa de monitores para o ensino superior. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 27, p. 355-364, 2010. Acesso em: 20 jul. 2023.
BARBOSA, Kauanna Kelly et al. Metodologias ativas na aprendizagem significativa de enfermagem. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 44, p. 100-109, 2021.
GARCIA, I. M.; BORGES, T. A. P.; PIMENTEL, R. R. da S.; VANNUCHI, M. T. O. Percepção do discente de enfermagem na construção do seu conhecimento no contexto da metodologia ativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 11, n. 2, e127, 2018. DOI: Link de Referência.
ROCHA, B. S.; GOMES, B. L. de A.; SOUSA, J. M.; QUEIROZ, M. G.; MENEZES, I. H. C. F. O uso da metodologia da aprendizagem baseada em equipes no desenvolvimento de competências em enfermagem / The use of team-based learning methodology in the development of nursing skills. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 4, p. 36093–36108, 2021. DOI: Link de Referência.