Educação antirracista e epistemologias de terreiro na extensão universitária

Apresentando heroínas negras

Autores

  • Yasmin Cunha de Menezes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Mirella Farias Rocha Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Educação Antirracista; Epistemologias de Terreiro; Extensão Univeritária; Heroínas Negras

Resumo

Este artigo procura refletir acerca da educação antirracista, baseada nas epistemologias de terreiro e trajetórias de mulheres negras da história do Brasil, a partir de provocações geradas no âmbito do projeto de extensão “Heroínas Negras da História Não Contada do Brasil: Narrativas didáticas para Escola, Terreiro e Comunidade”, desenvolvido na esfera do Programa de Educação Tutorial Conexões Povos de Terreiro da UFRJ desde 2020.

Referências

BRASIL. Lei Nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2003.

BRASIL. Lei Nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2008.

CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. (Tese de doutorado em Educação.) Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo: USP, 2005.

MARTINS, Lígia Márcia. Ensino-pesquisa-extensão como fundamento metodológico da construção do conhecimento na universidade. Bauru: UNESP, s/d.

MOURA, Clóvis. Dialética Radical do Brasil Negro. - 3. ed. - São Paulo: Anita Garibaldi, 2020.

MOURA, Clóvis. História do negro brasileiro. Editora Ática S.A: São Paulo, 1992.

RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editora, 2019.

SODRÉ, Muniz. O fascismo da cor: uma radiografia do racismo nacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2023.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: QUIJANO, Anibal. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.

Downloads

Publicado

2024-05-22