Integração entre grupos PET

Aprendendo a ser professor em conjunto

Autores

  • Ana Clara Emanuele Rezende Universidade Federal de Goiás
  • Marcos Henrique Alves Chaves Universidade Federal de Goiás
  • Maria Eduarda Viana Batista Camargo Universidade Federal de Goiás
  • Wellington Cedro Lima Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18554/pet.v2i02.7791

Palavras-chave:

Cooperação, Oficina, Professores

Resumo

Objetiva-se neste trabalho, refletir pelas lentes da Teoria Histórico-Cultural (THC) sobre uma oficina realizada na Universidade Federal de Goiás (UFG), ministrada pelos bolsistas do Programa de Educação Tutorial da Matemática Licenciatura, envolvendo também o grupo PET Licenciatura Intercultural Indígena, da mesma instituição. Na oficina realizada observamos momentos de dificuldades em relação à docência dos professores em formação. Com isso, nos ocuparemos de discussões sobre as potencialidades de superação de adversidades no planejamento e na execução da oficina realizada. Foi possível realizar a análise dos resultados, por meio do diário de bordo, escrito pelos próprios autores durante a realização da oficina, relatos das reuniões ordinárias de ambos os grupos e, por meio da THC, uma reflexão crítica a respeito das ações coletivas, subjetividades e a importância da linguagem. Dessa forma, trataremos das possíveis contribuições da cooperação entre os grupos para a formação de professores e, de maneira geral, para o ensino e aprendizagem.

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Publicado

2024-07-29