Integração entre grupos PET
Aprendendo a ser professor em conjunto
DOI:
https://doi.org/10.18554/pet.v2i02.7791Palavras-chave:
Cooperação, Oficina, ProfessoresResumo
Objetiva-se neste trabalho, refletir pelas lentes da Teoria Histórico-Cultural (THC) sobre uma oficina realizada na Universidade Federal de Goiás (UFG), ministrada pelos bolsistas do Programa de Educação Tutorial da Matemática Licenciatura, envolvendo também o grupo PET Licenciatura Intercultural Indígena, da mesma instituição. Na oficina realizada observamos momentos de dificuldades em relação à docência dos professores em formação. Com isso, nos ocuparemos de discussões sobre as potencialidades de superação de adversidades no planejamento e na execução da oficina realizada. Foi possível realizar a análise dos resultados, por meio do diário de bordo, escrito pelos próprios autores durante a realização da oficina, relatos das reuniões ordinárias de ambos os grupos e, por meio da THC, uma reflexão crítica a respeito das ações coletivas, subjetividades e a importância da linguagem. Dessa forma, trataremos das possíveis contribuições da cooperação entre os grupos para a formação de professores e, de maneira geral, para o ensino e aprendizagem.
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