Unipet cultural e a experiência do grupo PET pedagogia da Universidade Estadual de Maringá

Autores

  • Carlos Daniel Moresqui Caetano Universidade Estadual de Maringá
  • Emilly Fernanda Dorigam Universidade Estadual de Maringá
  • Fabiana Gonçalves de Paiva Universidade Estadual de Maringá
  • Jani Alves da Silva Moreira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.18554/pet.v2i02.7806

Palavras-chave:

Educação, UNIPET, PET Pedagogia UEM

Resumo

O presente texto objetiva apresentar a União dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (UNIPET) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) sobre a perspectiva do PET Pedagogia, a fim de relatar as experiências de ações planejadas e desenvolvidas anualmente pelos grupos e, por conseguinte, discutir possibilidades de intervenções extensionistas. Daremos destaque e especificidade às experiências vivenciadas no “PET na Praça”, uma das atividades planejadas/executadas pelo UNIPET. Esse trabalho justifica-se pela relevância em divulgar as experiências positivas que visam a consolidação da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão no âmbito das ações desenvolvidas pelo Programa de Educação Tutorial, além de evidenciar o fortalecimento dos vínculos entre os grupos PET e a comunidade externa, a partir da transdisciplinaridade presente nas ações conjuntas dos grupos. o questionamento evidenciado neste trabalho é: Como as atividades do UNIPET desenvolvem as ações extensionistas e quais as contribuições desse projeto para o Programa de Educação Tutorial?

Referências

BELINKY, Tatiana. O caso do bolinho. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2017.

BELINKY, Tatiana. O grande rabanete. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 976, de 27 de julho de 2010. Diário Oficial da União. 2010, p.103-104.

BRASIL. Ministério da Educação. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET. MANUAL DE ORIENTAÇÕES BÁSICAS. Brasília, dezembro de 2006.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Panorâma do município de Maringá do Estado do Paraná. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/maringa/panorama. Acesso em 30 de maio de 2023.

MESQUITA, M. R. de. A importância da literatura infantil e contação de histórias para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais na criança. Orientador: Alexandre Santiago Costa. 2021. 38 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.

NEVES, M. C. D. O processo PET: correspondência de uma guerra particular. Maringá, PR: Editora Massoni/LCV Edições, 2003.

NEVES, M. C. D.; HIDALGO, M. M (Org.). Reinventando a graduação: os grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da UEM. Maringá: Massoni, 2005.

MÜLLER, A. Qualidade do Ensino Superior: a luta em defesa do Programa Especial de Treinamento. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.

PENÃ, L., Público da 48ª edição da Expoingá passou de 500 mil pessoas. CBN, Maringá, 15 maio 2022. Disponível em: https://www.cbnmaringa.com.br/noticia/publico-da-48a-edicao-da-expoinga-passou-de-500-mil-pessoas. Acesso em: 25 jul. 2023.

ROSA, J. A. da. Por que o PET continua relevante para a educação superior do Brasil. Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial, Três Lagoas, v.2, n.2, 2020

ROSIN, S. M; et al. PET Pedagogia 20 anos: História e Memória. In: PORTELA, K. C. A.; SCHUMACHER, A. J (Org.). Produção Científica e Experiências Exitosas na Educação Brasileira 4. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019, 184-192.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM). Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão. Resolução nº 033. Regulamento para o desenvolvimento de projeto de Extensão na Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2017.

UNIVERSIDADE ESTADUAL MARINGÁ (UEM). Pró-reitoria de Ensino. Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) da UEM. Relatório Institucional Consolidado do ano de 2022. Maringá, 2023.

Downloads

Publicado

2024-08-12