Práticas pedagógicas no jardim sensorial

Um relato de experiências interdisciplinares

Autores

  • Gabriela Lachmann Silva Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú
  • Gislaine Scarlat Cunha Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú
  • Maria Anália Vieira Azevêdo Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú
  • Valquiria de Borba Guizoni Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú
  • Vanda Maria Vital Barroso Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú
  • Andressa Graziele Brandt Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú

DOI:

https://doi.org/10.18554/pet.v2i02.7819

Palavras-chave:

Programa de Educação Tutorial, Curso de gramática, Formação de professores

Resumo

A construção de jardins sensoriais é idealizada a fim de estimular os cinco sentidos (visão, olfato, tato, audição e paladar) do corpo humano, por meio de plantas e materiais da natureza, gerando benefícios que vão do bem-estar ao uso do jardim como recurso pedagógico e interdisciplinar. No projeto de extensão jardim sensorial, objetivou-se construir um laboratório didático-pedagógico e educativo para utilizar a capacidade do paisagismo como ferramenta promotora de atividades de ensino e aprendizagens, por meio do contato com a natureza, inclusão social, sustentabilidade e promoção do bem-estar de forma interdisciplinar. Justifica-se, esse projeto como recurso pedagógico e interdisciplinar, pois o mesmo contempla as três dimensões ensino, pesquisa e extensão. Como resultados alcançados, destaca-se a utilização do mesmo como laboratório didático pedagógico para o ensino dos componentes curriculares dos cursos do IFC - Campus Camboriú e a realização de práticas pedagógicas com crianças e professores dos municípios da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí – AMFRI. A partir das atividades pedagógicas já realizadas, conclui-se que o jardim sensorial proporcionou, às crianças e aos professores, conhecimentos estéticos e sensoriais.

 

Palavras-chave: Programa de Educação Tutorial; Curso de gramática; Formação de professores.

Referências

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Publicado

2024-08-12