Sob a Luz da Evolução

Facilitando o Ensino de Biologia Evolutiva

Autores

  • Laís Mamede Aguiar Freire Universidade Federal do Ceará
  • Ana Karoliny Alves da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Andressa Mendonça de Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Letícia Borges Leite Universidade Federal do Ceará
  • Lorena Nepomuceno Duarte Universidade Federal do Ceará
  • Thalita Maria Vasconcelos Martins Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18554/pet.v2i02.7834

Palavras-chave:

Educação Científica;, Ciências Biológicas;, Cladograma

Resumo

O ensino de Evolução enfrenta desafios que podem ser superados com metodologias ativas e
criativas. O trabalho descreve a atividade “Sob a Luz da Evolução”, realizada no XVIII
Curso de Férias do PET Biologia UFC. A atividade consistiu em uma aula expositiva e a
construção de um cladograma com exemplares de animais. Após a atividade, as respostas ao
questionário revelaram que a maioria dos alunos obteve um ganho significativo de
conhecimento e mais de 80% avaliaram a metodologia como excelente. Assim, conclui-se
que a atividade foi bem-sucedida em melhorar o ensino de Biologia Evolutiva.

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Publicado

2024-08-12