O perfil dos alunos do curso pré-universitário

Uma proposta de educação popular

Autores

  • Gabriel Silva Prates de Santana
  • Joyce Moreno Dos Santos
  • José Rodolfo da Silva
  • Suelídia Maria Calaça

DOI:

https://doi.org/10.18554/pet.v2i02.7853

Palavras-chave:

Cursistas; Perfil; Origem popular.

Resumo

O presente resumo tem por objetivo avaliar e discutir o perfil dos discentes-cursistas, sendo eles jovens e adultos que foram selecionados no ano de 2023 pelo Curso Pré-universitário, ofertado pelo grupo PET/Conexões de Saberes Acesso e Permanência de Jovens de Origem Popular: Diálogos Universidade - Comunidade da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) campus I. Através das fichas de inscrições realizadas pelos cursistas via formulário Google, foi-se levantado e avaliado os dados obtidos que constituíram essa pesquisa. Tem-se como resultado principal do trabalho, que a maioria dos/as estudantes cursistas-petianos são autodeclarados/as do sexo feminino, negros/as e pertencentes a classe popular brasileira, além de serem oriundos de escola pública. Os dados coletados a partir das fichas, auxiliaram na compreensão do perfil dos estudantes-cursistas do PET e na avaliação e traçamento das estratégias de aprendizagens elaboradas pelo projeto. 

Referências

ARROYO, Miguel González. Formar educadores e educadoras de jovens e adultos. In: SOARES, Leôncio José Gomes (Org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 17-32.

FREIRE, Paulo. A importância de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. A alfabetização de adultos: crítica de sua visão ingênua; compreensão de sua visão crítica. In: Ação Cultural para a Liberdade: e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003. Arquivo PDF. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/otp/livros/acao_cultural_liberdade. pdf. Acesso em: 11 de janeiro de 2024 .

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA. Mulheres brasileiras na educação e no trabalho. IBGE educa, 2023. Disponível em:

<https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/atualidades/20459-mulheres-brasileiras-na-educ acao-e-no-trabalho.html>. Acesso em: 09 ago. de 2023.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeito de conhecimento e aprendizagem. In: Educação como exercício de diversidade, 2007.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista brasileira de educação, n. 12, p. 59-73, 1999.

PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos.16° ed.São Paulo: Cortez, 2010.

SOUZA, Neusa Santos. Torna-se negro. Rio de Janeiro:Zahar,2021.

SILVA, AF da et al. Educação de jovens e adultos. Aracaju: UNIT, v. 1, 2012.

VASCONCELOS, Teresa. A importância da educação na construção da cidadania. 2007.

Downloads

Publicado

2024-08-12