O ato de pesquisar no grupo PET UFRB e Recôncavo em conexão: as experiências dos petianos(as) e os desafios do processo

Autores

  • Neilton Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Jessica Lira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Girlane Teixeira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Adla Carvalho Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18554/pet.v3i02.7918

Palavras-chave:

Metapesquisa, Trabalho grupal, Produção escrita, Produção do Conhecimento

Resumo

Objetivou-se neste estudo compreender as percepções dos bolsistas do Grupo PET UFRB e Recôncavo em Conexão (PET-URC) sobre o ato de pesquisar, a organização das etapas de investigação e os desafios vivenciados pelos sujeitos numa pesquisa em andamento, que analisa o perfil e trajetória da comunidade petiana da universidade. Trata-se de uma metapesquisa qualitativa, com análise de conteúdo, que contou com a participação de 10 estudantes-petianos, através do questionário semiaberto e da roda de conversa sobre suas experiências em uma pesquisa. Os resultados da investigação indicam que a maioria dos bolsistas referem que não tinham intimidade com pesquisa antes do PET; os principais desafios decorrem do pouco hábito de leitura, do desconhecimento das etapas de investigação e da frágil apropriação da escrita acadêmica; a sistematização dos dados para discussão à luz do referencial teórico demanda exercício/prática, o que implica em insegurança e incertezas, e; o trabalho de pesquisa em grupo possibilita trocas e aprendizados mútuos. Conclui-se que a reflexão dos bolsistas acerca dos conhecimentos e atitudes enquanto pesquisadores, no percurso da ação de pesquisa, tem o potencial de desenvolver autocrítica, favorecendo a identificação das necessidades formativas e dos aprendizados adquiridos entre pares, sob a mediação do tutor.

Referências

CLARK, Otávio Augusto Câmara, CASTRO, Aldemar Araujo. A pesquisa. Pesqui Odontol Bras. 2003;17(Supl 1):67-9. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pob/a/Y7Zwy8rNNVf6TS6Sv78v6SN/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 20/07/2023.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo.12. Ed. São Paulo: Cortez, 2006, 128p.

GANDIN, Danilo. A prática de planejamento participativo: na educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos cultural, social, político, religioso e governamental. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

MAINARDES, Jefferson. Metapesquisa no campo da política educacional: elementos conceituais e metodológicos. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 72, p. 303-319, nov./dez. 2018.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. - São Paulo: Atlas, 2010.

OMITTO, Melina Borges. Por que escrevo? Os desafios da escrita acadêmica no ensino superior. Linha Mestra, n.46, p. 393-401. jan.2022. Disponível em: https://www.lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/1051/930. Acesso em 17 jul. 2023.

REIS, Roberta Texeira. Gestão do tempo e qualidade de vida como fatores de produtividade no trabalho. Monografia (Administração) – Faculdade de ciências aplicadas – FSA. Brasília/DF, novembro de 2006.

Downloads

Publicado

2024-10-28