O PAPEL DA UFMA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM CODÓ/MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v11i2.8116

Resumo

Nos últimos anos, o tema da formação continuada de professores tem sido recorrente, evidenciando sua importância tanto para a qualidade dos futuros educadores quanto para a educação em geral. Este trabalho busca relatar a formação continuada oferecida pelo campus Codó da UFMA, utilizando uma abordagem bibliográfica para investigar a implementação de novos cursos voltados para esse objetivo. A instituição tem desempenhado um papel significativo na promoção da qualidade da educação no município e na formação continuada dos profissionais da região dos Cocais. De acordo com dados da coordenação do curso de especialização ao qual este estudo será submetido, a primeira turma formou 23 especialistas, e uma segunda turma está atualmente em andamento. Espera-se que o papel institucional desta formação demonstre sua relevância, não só para os professores, mas também para que a comunidade em geral compreenda a importância de iniciativas como essa. A metodologia adotada para este trabalho foi a pesquisa bibliográfica, pela sua significativa contribuição para estudos científicos, juntamente com a utilização do programa Iramuteq. Com isso, torna-se evidente o impacto positivo que essa formação traz para os professores, ressaltando a necessidade de continuidade ou de implementação de novos cursos que promovam o desenvolvimento profissional.

Downloads

Publicado

2024-12-30