A EDUCAÇÃO COMO MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v3i2.151Resumo
A educação é um direito social, essencial para a dignidade da pessoa humana, consagrada na Constituição Federal no art. 205. Portanto, o presente artigo tem como objetivo levantar a importância de uma educação com qualidade que vise a inclusão social do cidadão, aprimorar suas habilidades e competências para formação de sujeitos de direitos, com consciência crítica, participativos, reflexivos, ético-político e analítico-propositivo. Trata-se de um estudo fundamentado em pesquisa bibliográfica, por meio de livros, documentos, revistas e meio eletrônico. O estudo proporcionou uma reflexão acerca do compromisso da sociedade civil, do Estado, dos profissionais da educação, das famílias em transformar a práxis educacional, oferecer novos paradigmas a educação, para que o ato de educar não fique restrito a repassar conhecimentos e sim em formar cidadãos que busquem a transformação societária, justiça social, democracia e cidadania.Downloads
Publicado
2011-02-25
Como Citar
NEVES VIEIRA, A. L.; RIBEIRO, E. L.; SILVA, F. C.; PEDRO, M. L. A EDUCAÇÃO COMO MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 3, n. 2, 2011. DOI: 10.18554/rt.v3i2.151. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/151. Acesso em: 2 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.