NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Jéferson Muniz Alves Gracioli Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Acir Mário Karwoski

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v9i2.1863

Resumo

Este ensaio, tem como objetivo principal apresentar uma reflexão acerca do ensino de Geografia nos últimos anos, principalmente após a publicação da LDB – Lei 9394/96, em 20 de dezembro de 1996. Como propostas de mudanças nos paradigmas de ensino de Geografia propomos a inserção das novas tecnologias digitais de informação e comunicação (NTDIC) no contexto da sala de aula. Propomos, também, a pedagogia dos multiletramentos como referencial teórico e metodológico que pode trazer interessantes contribuições no ensino de Geografia. As Tecnologias de Informação e Comunicação influenciam positivamente nas práticas pedagógicas dos professores de Geografia, e com isso, pretendemos abordar práticas colaborativas, reflexivas, criativas e participativas para serem desenvolvidas em um ensino híbrido de Geografia. Refletir sobre os aspectos históricos da formação geográfica e das práticas pedagógicas docentes tornam-se essenciais na compreensão dos novos letramentos e paradigmas que estamos inseridos na contemporaneidade.

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Publicado

2016-12-06

Como Citar

GRACIOLI, J. M. A.; KARWOSKI, A. M. NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 9, n. 2, 2016. DOI: 10.18554/rt.v9i2.1863. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1863. Acesso em: 23 dez. 2024.