NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v9i2.1863Resumo
Este ensaio, tem como objetivo principal apresentar uma reflexão acerca do ensino de Geografia nos últimos anos, principalmente após a publicação da LDB – Lei 9394/96, em 20 de dezembro de 1996. Como propostas de mudanças nos paradigmas de ensino de Geografia propomos a inserção das novas tecnologias digitais de informação e comunicação (NTDIC) no contexto da sala de aula. Propomos, também, a pedagogia dos multiletramentos como referencial teórico e metodológico que pode trazer interessantes contribuições no ensino de Geografia. As Tecnologias de Informação e Comunicação influenciam positivamente nas práticas pedagógicas dos professores de Geografia, e com isso, pretendemos abordar práticas colaborativas, reflexivas, criativas e participativas para serem desenvolvidas em um ensino híbrido de Geografia. Refletir sobre os aspectos históricos da formação geográfica e das práticas pedagógicas docentes tornam-se essenciais na compreensão dos novos letramentos e paradigmas que estamos inseridos na contemporaneidade.Downloads
Publicado
2016-12-06
Como Citar
GRACIOLI, J. M. A.; KARWOSKI, A. M. NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 9, n. 2, 2016. DOI: 10.18554/rt.v9i2.1863. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1863. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.