A CARACTERIZAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES EM UBERABA: ELEMENTOS PARA A PROFISSIONALIDADE E IDENTIDADE DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v9i2.1871Resumo
Este trabalho insere-se nas problemáticas da profissionalidade e identidade dos professores que atuam em cursos de licenciatura presenciais em Uberaba-MG. O objetivo central deste texto é apresentar e discutir uma caracterização destes professores formadores suscitando elementos e atributos que constituem a profissionalidade e a identidade destes docentes. A metodologia empregada é de natureza qualitativa e, para este texto, utilizamos dados oriundos de questionários mistos respondidos por professores formadores da cidade, sendo esta, uma etapa inicial do estudo. Com os dados percebemos que a atribuição de pertencimento à profissão docente dos sujeitos pesquisados representam uma problemática instigante, visto que, muitos não se identificam como licenciados. Problematizamos que os professores formadores em Uberaba possuem uma relação identitária (re)construída com o lugar já que mudaram pelas questões profissionais. Também inferimos que a formação continuada desses professores e sua atuação profissional no trabalho docente representam desafios para o ensino superior.Downloads
Publicado
2016-12-06
Como Citar
PEREIRA, D. C. A CARACTERIZAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES EM UBERABA: ELEMENTOS PARA A PROFISSIONALIDADE E IDENTIDADE DOCENTE. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 9, n. 2, 2016. DOI: 10.18554/rt.v9i2.1871. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1871. Acesso em: 13 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.