O cinema e o ensino de Ciências: uma sequência didática sobre clonagem

Autores

  • Vinicius Trindade Maciel Universidade Federal de Goiás
  • Iara Lucia Barbosa Fernandes Vieira Colégio da Polícia Militar Waldemar Mundin - SEDUCE/GO
  • Simone Sendin Moreira Guimarães Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v10i2.2515

Resumo

Para valorizar a formação de professores foi criado pelo governo federal em 2007 o PIBID (Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência). Uma das áreas contempladas pelo programa é a biologia. O artigo aqui apresentado objetiva socializar e discutir criticamente uma sequência didática elaborada e desenvolvida no contexto do PIBID Biologia de uma universidade pública do estado de Goiás que utilizou o cinema (filmes comerciais) e a história e filosofia da ciência (HFC) para problematizar o tema clonagem (em especial a clonagem humana). A atividade foi desenvolvida no 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública de gestão militarizada. As considerações tanto para formação de professores via PIBID quanto para o ensino de biologia no ensino médio são positivas. Na formação oportunizou a criação e desenvolvimento de uma proposta crítica, que contextualiza histórica e socialmente a ciência. No ensino possibilitou o aprendizado tanto de elementos conceituais (célula, clonagem, bioética, biodireito, etc) quanto atitudinais (respeito, organização, etc) e procedimentais (realizar uma pesquisa, construir argumentos, etc) de maneira mais participativa.

Biografia do Autor

Vinicius Trindade Maciel, Universidade Federal de Goiás

Estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás. Bolsista de Iniciação á Docência do PIBID Biologia/UFG

Iara Lucia Barbosa Fernandes Vieira, Colégio da Polícia Militar Waldemar Mundin - SEDUCE/GO

Licenciada em Ciências Biológicas e Mestre em Genética. Professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado de Goiás. Docente do Colégio da Polícia Militar Waldemar Mundin e Supervisora do PIBID Biologia da UFG.

Simone Sendin Moreira Guimarães, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás

Licenciada em Ciências Biológicas Mestre e Doutora em Educação. Professora Adjunto IV do Instituto de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás.

Referências

BARROS, M. D. M. de; GIRASOLE, M.; ZANELLA, P. G. O uso do cinema como estratégia pedagógica para o ensino de ciências e de biologia: o que pensam alguns professores da região metropolitana de Belo Horizonte. Revista Práxis, Ano V, nº 10, Dez. de 2013 In: file:///C:/Users/Regina%20Simoes/Downloads/596-3061-1-PB.pdf. Acesso em 08 de Jan. 2018.

BRASIL, PIBID (Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência). In: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid. Acesso em 08 de Jan. de 2018.

CARVALHO, E. J. G. de Cinema, História e Educação. Revista Teoria e Prática da Educação – Revista do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá, Vol. 3, n° 5, Set/1998. In: www.dtp.uem.br/lap/publicacoes/cinema-historia-e-educacao/at_download/file. Acesso em 01 de Jan. 2018.

GATTI, B. A.; ANDRE, M. E. D.; GIMENES, N. A. S.; FERRAGUT, L. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Fundação Carlos Chagas, São Paulo: FCC/SEP, 2014. In:https://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/24112014pibidarquivoAnexado.pdf Acesso em 01 de Jan. de 2018.

GOLDIM, J. R. Clonagem aspectos biológicos e éticos. In: https://www.ufrgs.br/bioetica/clone.htm Acesso em 01 de Jan. de 2018.

MAESTRELI, S. R. P. e FERRARI, N. O Óleo De Lorenzo: O uso do cinema para contextualizar o ensino de genética e discutir a construção do conhecimento científico. Genética na Escola. V. 01 N. 02, 2006. In: http://www.geneticanaescola.com.br/volume-1---n-2. Acesso em 01 de Jan. 2018.

MAYR, E. Isto é Biologia: ciência do mundo vivo. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

MATTHEWS, M. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, 12(3), 1995. In: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7084 Acesso em 20 de Dez. 2017.

MEDEIROS, J. L., PIRES, L. L. A., O Pibid no bojo das políticas educacionais de formação de professores, Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 21, n. 2, mai./ago. 2014. In: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2571 Acesso em 01 de Jan. 2018.

NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. e SOUZA, D. C. A busca das ideias estruturantes da biologia na história do estudo dos seres vivos no século XIX. Theoria - Revista Eletrônica de Filosofia Faculdade Católica de Pouso Alegre, V. VIII – N. 19, 2016. In: http://www.theoria.com.br/edicao19/04012016RT.pdf Acesso em 20 de Dez. 2017.

NASCIMENTO JÚNIOR, A. F.; SOUZA, D. C. de; CARNEIRO, M. C. O conhecimento biológico nos documentos curriculares nacionais do ensino médio: uma análise históricofilosófica a partir dos estatutos da biologia. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 2, 2011. In: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/228/160 Acesso em 20 de Dez. 2017.

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.

SANTOS, P. N. dos e AQUINO, K. A. da S. Utilização do Cinema na Sala de Aula: Aplicação da Química dos Perfumes no Ensino de Funções Orgânicas Oxigenadas e Bioquímica. Química Nova na Escola. Vol. 33, N° 3, Agosto 2011. In: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_3/160-RSA02910.pdf Acesso em 08 de Jan. 2018.

SHUBIN, N. A história de quando éramos peixes: uma revolucionaria teoria sobre a origem do corpo humano. Editora Campus Elsevier: Rio de Janeiro, 2008.

WIKIPWDIA, A Ovelha Dolly. In: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ovelha_Dolly Acesso em 08 de Jan. 2018.

ZABALA, A. Prática educativa: como ensinar. Artmed: Porto Alegre, 1998.

Downloads

Publicado

2017-12-24

Como Citar

MACIEL, V. T.; VIEIRA, I. L. B. F.; GUIMARÃES, S. S. M. O cinema e o ensino de Ciências: uma sequência didática sobre clonagem. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 10, n. 2, p. 28–42, 2017. DOI: 10.18554/rt.v10i2.2515. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2515. Acesso em: 28 mar. 2024.