Mario Osorio Marques: exigências à formação e à docência em sala de aula

Autores

  • Martin Kuhn Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões http://orcid.org/0000-0002-8107-0814
  • Mara Lúcia Welter Kuhn Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira - FETREMIS

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v12i1.2556

Resumo

Partimos da compreensão que a formação inicial e continuada de professores é a possibilidade de transformação do cotidiano escolar. Nesse sentido, é imperativo ao professor conhecer os fundamentos de sua profissão, saberes e conhecimentos que balizam o trabalho docente. Ao professor cabe conhecer quais as bases epistemológicas que orientam sua prática docente. O artigo reflete acerca das contribuições de Mario Osorio Marques à compreensão da formação de professores e das práticas educativas de sala de aula. Trata-se de uma reflexão teórico-bibliográfica que busca situar que conhecimentos, saberes e disposições propostas por Marques como exigências para a docência e sua formação. Estrutura-se em dois movimentos: o primeiro abordará a formação do professor/educador a partir da dimensão hermenêutica, da crítico-dialética e da racionalidade epistêmico-instrumental e o segundo movimentos abordará os desdobramentos dessas dimensões na condução das práticas educativas do face a face em sala de aula.

Biografia do Autor

Martin Kuhn, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutor em Educação nas Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Professor do Departamento de Ciências Humanas. Docente e orientador de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – RS.

Mara Lúcia Welter Kuhn, Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira - FETREMIS

Mestre em Educação nas Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Professora da Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira - FETREMIS - RS.

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Publicado

2019-04-18

Como Citar

KUHN, M.; KUHN, M. L. W. Mario Osorio Marques: exigências à formação e à docência em sala de aula. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 12, n. 1, p. 149–161, 2019. DOI: 10.18554/rt.v12i1.2556. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2556. Acesso em: 21 dez. 2024.