Desafios da educação inclusiva no ensino superior: um retrato das políticas institucionais das Universidades Federais do Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2573Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa-ação que teve como objetivo investigar ações institucionais realizadas por universidades federais da região Sul do Brasil, com vistas à implementação e a oferta de atendimento educacional especializado para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e alta habilidades/superdotação. A pesquisa investigou a organização das políticas institucionais para implementação da educação inclusiva em nove (09) universidades federais da Região Sul, bem como a organização das ações de atendimento pedagógico para estudantes com deficiência no âmbito dessas universidades. O objeto de análise deste texto são os dados coletados por meio de questionário destinado aos núcleos de inclusão e acessibilidade de tais universidades, os quais foram respondidos pelas equipes coordenadoras dos Núcleos de Acessibilidade das universidades federais investigadas. O estudo foi desenvolvido no período de março/2014 a dezembro/2016. A partir dos dados coletados foi possível compor um “retrato” das políticas instituições vigentes em prol da educação inclusiva, evidenciando assim, os principais desafios postos às universidades.Downloads
Publicado
2018-04-30
Como Citar
BRIZOLLA, F.; MARTINS, C. da S. L. Desafios da educação inclusiva no ensino superior: um retrato das políticas institucionais das Universidades Federais do Sul do Brasil. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 1, p. 136–150, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2573. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2573. Acesso em: 26 dez. 2024.
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