Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): mapeando sua contribuição para a formação continuada de professores alfabetizadores

Autores

  • Lais Suzana Kurutz Asquidamini Universidade Estadual do Paraná - Campus de União da Vitória - UNESPAR/FAFIUV
  • Rosana Beatriz Ansai Universidade Estadual do Paraná- Campus de União da Vitória - UNESPAR/FAFIUV
  • Kelen dos Santos Junges Universidade Estadual do Paraná - Campus de União da Vitória - UNESPAR/FAFIUV

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v10i2.2578

Resumo

O presente texto apresenta pesquisa realizada com o objetivo de investigar a contribuição da política do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para a formação continuada de professores alfabetizadores. O estudo teve caráter exploratório o qualitativo, apoiado em pesquisa de campo. A coleta de dados foi constituída por um questionário semiestruturado composto por nove perguntas. Os dados foram analisados, categorizados e sistematizados em gráficos e tabelas. Considera-se que o PNAIC contribui para a formação dos professores alfabetizadores, trazendo novas metodologias que auxiliam na prática pedagógica aplicada em sala de aula, influenciando positivamente a aprendizagem dos alunos nos três primeiros anos do ensino fundamental.  

Biografia do Autor

Lais Suzana Kurutz Asquidamini, Universidade Estadual do Paraná - Campus de União da Vitória - UNESPAR/FAFIUV

Acadêmica concluinte do Curso de Pedagogia - UNESPAR/FAFIUV

Formada em Ciências Biológicas - UNESPAR/FAFIUV

Especialista em Biodiversidade: Conservação e Manejo de Recursos Naturais - UNESPAR/FAFIUV

Acadêmica Bolsista do Projeto Mão Amiga - CAPES/PIBID.

Rosana Beatriz Ansai, Universidade Estadual do Paraná- Campus de União da Vitória - UNESPAR/FAFIUV

Possui graduação em Ciências e Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória. Especialista em Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação pela Universidade Federal do Paraná. Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná. Atualmente é professora assistente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória. Coordenadora do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID. Coordenadora do Projeto de Extensão Espaço da Mamãe Universitária do Curso de Pedagogia da UNESPAR/UV. Membro do Comitê de Ética e Pesquisa da UNESPAR Campus de União da Vitória. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática ? GEPE e líder do Núcleo de Estudos em Formação Inicial e Permanente de Professores - NEFIPP .Tem experiência e publicações na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação e Formação Docente.

Kelen dos Santos Junges, Universidade Estadual do Paraná - Campus de União da Vitória - UNESPAR/FAFIUV

Doutora em Educação pela PUCPR. Professora e Coordenadora do Curso de Pedagogia da Unespar/Campus de União da Vitória/PR. Coordenadora de Área do Projeto Mão Amiga – Capes/Pibid. Membro do grupo de Estudo e Pesquisa em Educação: Teoria e Prática (GEPE), Núcleo de Estudos em Formação Inicial e Permanente de Professores e membro do grupo de pesquisa Paradigmas Educacionais na Formação de Professores (PEFOP) da PUCPR, ambos vinculados ao CNPQ.

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Publicado

2018-02-07

Como Citar

KURUTZ ASQUIDAMINI, L. S.; ANSAI, R. B.; JUNGES, K. dos S. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): mapeando sua contribuição para a formação continuada de professores alfabetizadores. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 10, n. 2, p. 190–207, 2018. DOI: 10.18554/rt.v10i2.2578. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2578. Acesso em: 26 dez. 2024.