A importância do desenvolvimento de aspectos socioemocionais para a gestão do conhecimento nas organizações

Autores

  • Cibele Pacheco Gomide Universidade São Judas Tadeu http://orcid.org/0000-0002-5111-7597
  • Antônio Fernando Gomes Alves Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v10i2.2601

Resumo

A sociedade já se deu conta de que a produção intelectual gera mais riqueza que a industrial, contudo, os profissionais continuam a enfrentar barreiras para implantar as práticas de GC (Gestão do Conhecimento), a maior das quais talvez seja a dificuldade em criar um ambiente propício à geração de conhecimento e ao compartilhamento. A partir disso, 31 profissionais do conhecimento foram questionados sobre se os aspectos socioemocionais impactam a GC, tendo 97% deles concordando em que esses aspectos impactam as práticas de GC. Todavia, apenas 19% já implantaram algum tipo de ação para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, sendo a falta de conhecimento suficiente sobre o assunto a principal justificativa apontada pelo gestor e ou a alta gestão. Dessa forma, este artigo salienta a importância de aprofundar a questão e munir esses profissionais de conhecimento e ferramentas para o melhor desenvolvimento das práticas da gestão do conhecimento, tão valioso para as organizações.

Biografia do Autor

Antônio Fernando Gomes Alves, Universidade São Judas Tadeu

Graduação em Ciências Econômicas Universidade São Francisco (1992), Filosofia pelo ISTA - Instituto Santo Tomás de Aquino (1996), Pós Graduação (Lato Sensu) em História, Sociedade e Cultura pela PUC/SP(1998). Mestrado em Economia Política pela PUC/SP (2000). Doutorado em Psicologia Social pela PUC/SP(2010). Atualmente é professor titular da Universidade São Judas Tadeu(Graduação e Pós Graduação - Lato Sensu Professor e Coordenador. Coordenador dos Bacharelados em Ciências Econômicas, Turismo e Secretariado Executivo; Cursos Superiores de Tecnologia em Recursos Humanos, Marketing, Logística e Processos Gerenciais(Presenciais) e Processos Gerenciais Modalidade EAD, professor e pesquisador - USJT/Grupo Ânima. Professor titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS/Concursado). Experiência profissional na área de Economia, Gestão(Administração), com ênfase em Economia e Psicologia Social e do Trabalho, Psicologia Política, Políticas Públicas, Educação, Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento. Pesquisador e Consultor Ad Hoc INEP/MEC, Câmara Educação do Estado de São Paulo (CES) e FACEPE.

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Publicado

2018-02-05

Como Citar

GOMIDE, C. P.; ALVES, A. F. G. A importância do desenvolvimento de aspectos socioemocionais para a gestão do conhecimento nas organizações. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 10, n. 2, p. 122–141, 2018. DOI: 10.18554/rt.v10i2.2601. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2601. Acesso em: 23 nov. 2024.