Política pública de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva: estudo de caso no município de Aracoiaba-CE

Autores

  • Elcimar Simão Martins Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB. Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis. Instituto de Ciências Exatas e da Natureza. http://orcid.org/0000-0002-5858-5705
  • Elisangela André da Silva Costa Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB
  • Sinara Mota Neves de Almeida Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB http://orcid.org/0000-0002-8183-1636
  • Francisco Vinicius Sampaio da Silva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v10i2.2606

Resumo

A política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva busca desenvolver, de forma satisfatória, as medidas necessárias para a construção de um sistema educacional inclusivo, possibilitando o acesso de pessoas com deficiência aos sistemas de ensino por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Pensando assim, o objetivo deste trabalho é analisar, a partir da legislação educacional e do olhar dos sujeitos das práticas educativas, os limites e possibilidades da educação especial na perspectiva inclusiva, no contexto das escolas Pedro Guedes Alcoforado e Nágila Maria Pontes Paz Passos, em Aracoiaba-CE. Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratório-descritiva, por meio de técnicas de observação, entrevista, com análise do conteúdo e método interpretacional das narrações dos servidores, pretendendo compreender como ocorrem os processos de gestão educacional na perspectiva da educação especial nas escolas citadas. Foi constatado que a implementação do AEE atende às condições mínimas das normativas legais e que

Biografia do Autor

Elcimar Simão Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB. Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis. Instituto de Ciências Exatas e da Natureza.

Doutor e mestre em Educação, especialista em Ensino de Literatura Brasileira e em Gestão Escolar, graduado em Letras Português e Espanhol, pedagogo e Professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com atuação no Instituto de Ciências Exatas e da Natureza – ICEN e no Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis.

Elisangela André da Silva Costa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Pedagogia pela Faculdade Evangélica do Piauí (FAEPI). Possui especialização em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina e em Educação Biocêntrica pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará e Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. É professora efetiva da Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. 

Sinara Mota Neves de Almeida, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB

Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza e Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Ceará. 

Francisco Vinicius Sampaio da Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB

Graduação em Administração Pública. 
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil. 

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Publicado

2018-02-05

Como Citar

MARTINS, E. S.; COSTA, E. A. da S.; ALMEIDA, S. M. N. de; SILVA, F. V. S. da. Política pública de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva: estudo de caso no município de Aracoiaba-CE. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 10, n. 2, p. 142–162, 2018. DOI: 10.18554/rt.v10i2.2606. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2606. Acesso em: 26 dez. 2024.