O conhecimento profissional de pedagogos sobre a habilidade do pensamento crítico no contexto da alfabetização científica
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3151Palavras-chave:
Formação de professores. Ensino de ciências. Pensamento críticoResumo
Este estudo revela os resultados de uma investigação acerca do conhecimento profissional de futuros professores de ciências sobre a habilidade do pensamento crítico e sua relação ao contexto da alfabetização científica com o intuito de se discutir a formação desses professores no âmbito de sua profissionalidade no que corresponde à compreensão sobre o pensamento crítico como uma habilidade cognitiva necessária para ensinar ciências e promover alfabetização científica em aulas de ciências. Foi realizado um estudo de natureza descritiva com estudantes de pedagogia de uma universidade pública de referência da formação de professores e nas pesquisas que envolvem o ensino das ciências. Os resultados, apesar de circunscritos ao estudo em questão, auxiliam na compreensão do processo de formação de professores e demonstra, dentre outras constatações, a fragilidade da formação no contexto do ensino de ciências bem como um descompasso entre a profissionalidade e as necessidades atuais para a promoção da alfabetização científica nos anos iniciais da educação básica.
Referências
BRASIL. 2015. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Consulta Pública. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documento/BNCC-APRESENTACAO.pdf. Acesso em: Jul/2018.
_________, Resolução n.1, 15.5.2006. Diário Oficial da União, n.92, seção 1, p.11- 12, 16 maio 2006.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições, v. 70, 1977.
BROWN, Ken. Education, culture and critical thinking. 1996. Tese de Doutorado. University of Aberdeen.
CARVALHO, Anna M. Pessoa de; Gil-Pérez, Daniel. Formação de professores de ciências, v. 6, 2003.
CEREZAL, J.; FIALLO, J. Como Investigar en Pedagogía. Editorial Pueblo y Educación. La Habana, Cuba, 2004.
COTTRELL, Stella. Critical thinking skills: Developing effective analysis and argument. Palgrave Macmillan, 2011.
DARLING-HAMMOND, Linda; MUÑOZ, Juan Manuel Escudero. El derecho de aprender: Crear buenas escuelas para todos. Ariel, 2001.
DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões. Campinas: autores associados, 2003.
DUCATTI-SILVA, K. C. A formação no curso de Pedagogia para o ensino de ciências nas séries iniciais. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, SP, 2005.
GATTI, B.A.; BARRETO, E.S.S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília, DF: UNESCO, 2009. (Relatório de pesquisa).
GATTI, Bernardete A.; NUNES, Marina Nuniz Rosa. Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de curículos das licenciaturas em pedagogia, lingua portuguesa, matemática e ciências biológicas. Textos FCC, v. 29, p. 155, 2013.
International Council for Science [ICSU] (2011). Report of the ICSU ad-hoc review panel on science. Paris: InternationalCouncil for Science. [Disponível em: www.icsu.org]. (Acessado em Julho de 2018).
LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade, v. 20, n. 68, p. 239-277, 1999.
LEONTIEV, Alexei Nicolaevich; DUARTE, Manuel Dias. O desenvolvimento do psiquismo. 1978.
MAIZTEGUI, Alberto et al. La formación de los profesores de ciencias en Iberoamérica. Revista Iberoamericana de Educación, n. 24, p. 163-187, 2000.
MEZQUITA, Julio Cerezal; RODRÍGUEZ, Jorge Fiallo. Cómo investigar en Pedagogía. Editorial Pueblo y Educación, 2009.
MOON, Jennifer A. We Seek it Here-a new perspective on the elusive activity of critical thinking: a theoretical and practical approach. 2005.
NÚÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betania Leite. A profissionalização da docência: um olhar a partir da representação de professoras do ensino fundamental. Revista Iberoamericana de educación, v. 9, n. 46, p. 1-15, 2008.
__________________. Conhecimento profissional para ensinar a explicar processos e fenômenos nas aulas de Química. Revista Educação em Questão, v. 52, n. 38, p. 243-268, 2015.
OJA, Aline Juliana; BASTOS, Fernando. Ensino de ciências no início da educação fundamental: algumas implicações para uma educação científica de qualidade. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.
OSBORNE, Jonathan; DILLON, Justin. Science education in Europe: Critical reflections. London: The Nuffield Foundation, 2008.
OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta; BERTUCCI, Monike Cristina Silva. A formação para o ensino de ciências naturais nos currículos de pedagogia das instituições públicas de ensino superior paulistas. Ciências & Cognição, v. 14, n. 2, p. 194-209, 2009.
PAUL, Richard; ELDER, Linda. Critical thinking. The Foundation for Critical Thinking, 2008.
PORLÁN, Rafael et al. El conocimiento de los profesores: una propuesta formativa en el área de ciencias. 1998.
RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Um quadro paradigmático para a mudança: a propósito da formação e da profissionalização docente inicial. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios, v. 2, p. 17-96, 2004.
SANMARTÍ, Neús Puig. Hablar, ler y escribir para aprender ciência. In: ALEIXANDRE, Maria Del Pilar Jimenez (Org.). La competência em comunicación linguística em las áreas del currículo. Madrid: Ministerio de Educación y Cultura, 2007.
SAVIANI, Dermeval. O legado educacional do século XIX. Forward Movement, 2006.
SOLBES, Jordi; MERCHÁN, Nidia Yaneth Torres. ¿ Cuáles son las concepciones de los docentes de ciencias en formación y en ejercicio sobre el pensamiento crítico?. Tecné, episteme y didaxis: revista de la Facultad de Ciencia y Tecnología, n. 33, p. 61-85, 2013.
TEIXEIRA, Francimar Martins. Alfabetização científica: questões para reflexão. Bauru, Ciênc. Educ, v. 19, n. 4, p. 795-809, 2013.
TENREIRO-VIEIRA, Celina. Formação em pensamento crítico de professores de ciências: impacte nas práticas de sala de aula e no nível de pensamento crítico dos alunos. REEC: Revista electrónica de enseñanza de las ciencias, v. 3, n. 3, p. 1, 2004.
__________________. Perspectivas futuras de investigação e formação sobre pensamento crítico: Potenciais convergências com as literacias científicas e matemática. Pensamento crítico na educação: Perspectivas atuais no panorama internacional, p. 29-39, 2014.
TENREIRO-VIEIRA, Celina; MARQUES VIEIRA, R. U. I. Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e em matemática. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 52, 2013.
TENREIRO-VIEIRA, Celina; VIEIRA, Rui Marques. Educação em ciências e em matemática numa perspectiva de literacia: desenvolvimento de materiais didáticos com orientação CTS/pensamento crítico (PC). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, p. 417-437, 2011.
TITTLE, Peg. Critical thinking: An appeal to reason. Routledge, 2011.
UNESCO. A ciência para o século XXI: uma nova visão e uma base de ação. Brasília: UNESCO, 2003.
VIEIRA, Rui Marques; VIEIRA, Celina Tenreiro. Estratégias de ensino-aprendizagem: o questionamento promotor do pensamento crítico. 2005.
VIEIRA, Rui Marques; TENREIRO-VIEIRA, Celina; MARTINS, Isabel P. Critical Thinking: Conceptual Clarification and Its Importance in Science Education. Science Education International, v. 22, n. 1, p. 43-54, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.