Diretor de escola: dificuldades e enfrentamentos
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3297Palavras-chave:
Diretor de escola. Atribuições do diretor. Dificuldades e enfrentamentos do diretor.Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo conhecer as principais dificuldades dos diretores de escola e compreender as formas de enfrentamento. A sua realização articula três vertentes: a primeira, associada à legislação municipal; a segunda, corresponde aos autores ligados à gestão educacional; a terceira, a aplicação de um questionário. Após a Análise de Conteúdo, os resultados indicaram que as principais dificuldades do diretor ligam-se à gestão de pessoas e à falta de comprometimento dos profissionais. Os pesquisados apontaram a importância do diálogo, trabalho diferenciado e em equipe e investimento em formação, como formas de enfrentamento das dificuldades. A atuação do diretor como mediador das relações na escola é a sua principal atribuição.
Referências
ABDIAN, G. Z.; OLIVEIRA, M. E. N.; JESUS, G. Função do diretor na escola pública paulista: mudanças e permanências. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 38, n. 3, p. 977-998, jul./set. 2013.
CONCHAS (Município). Lei Complementar n. 246, de 27 de abril de 2016. Dispõe sobre o plano de carreira e remuneração dos profissionais da Educação Básica do município de Conchas e dá outras providencias. Conchas, 2016.
HOJAS, V. F.; ABDIAN, G. Z. Perfil do diretor da escola pública estadual paulista. Educação. Santa Maria. V. 40, n. 1, p. 201-214, jan./abr. 2015.
LÜCK, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.
MARANGONI, R. A. Gestores escolares: representações e práticas. Curitiba: CRV, 2017.
MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação. Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
RUSSO, M. H. Problemas centrais da gestão na escola pública e sua incidência na prática cotidiana segundo os gestores. RBPAE. v. 25, n. 3, p. 455-471, set./dez. 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.