O sentido do jogo na Educação Infantil e no ensino fundamental: uma análise acerca da Base Nacional Comum Curricular

Autores

  • Claube Camile Soares Lima Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • João Francisco Magno Ribas Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Raquel Valente de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3466

Palavras-chave:

Jogo. Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil. Ensino Fundamental.

Resumo

Essa pesquisa objetivou identificar o sentido do Jogo disposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Educação Infantil e nos distintos componentes curriculares do Ensino Fundamental – anos iniciais e anos finais. Para isso, realizou-se uma análise documental, de caráter qualitativo, por meio da qual constatou-se que na Educação Infantil o Jogo é tido como eixo estruturante para o desenvolvimento das aprendizagens e habilidades das crianças, devendo ser trabalhado no decorrer de toda essa etapa de ensino. Já no Ensino Fundamental, dependendo do componente curricular, o mesmo apresenta-se como um conteúdo com fim em si mesmo, como na Educação Física e na Arte; como meio (metodologia) para ensinar os conteúdos específicos de cada disciplina, estando presente nas habilidades a serem por elas desenvolvidas (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Geografia, História e Ensino Religioso); ou ainda encontra-se ausente, assim como na Matemática e nas Ciências. Desse modo, a cultura do Jogo, enquanto construção social, precisa ser vivenciada em um determinado tempo e espaço, levando em consideração sua importância no desenvolvimento do indivíduo durante a infância e a adolescência, ancorado por documentos de caráter educacional como a BNCC, na qual determina, norteia e orienta as práticas pedagógicas da Educação Básica.

Biografia do Autor

Claube Camile Soares Lima, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduada em Pedagogia (UFSM);

Especialista em Educação Física Escolar (UFSM);

Mestre em Educação Física pelo Centro de Educação Física e Desporto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

João Francisco Magno Ribas, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Pós-doutor pelo Institut Nacional dÉducació Fisica de Catalunya (2009).

Professor associado do Departamento de Desportos Coletivos, do Centro de Educação Física, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).


Raquel Valente de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Pesquisadora do Grupo de Estudos Praxiológicos - GEP Brasil.

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Publicado

2019-05-08

Como Citar

LIMA, C. C. S.; RIBAS, J. F. M.; OLIVEIRA, R. V. de. O sentido do jogo na Educação Infantil e no ensino fundamental: uma análise acerca da Base Nacional Comum Curricular. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 12, n. 2, p. 73–88, 2019. DOI: 10.18554/rt.v0i0.3466. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/3466. Acesso em: 23 nov. 2024.