O sentido do jogo na Educação Infantil e no ensino fundamental: uma análise acerca da Base Nacional Comum Curricular

Autores

  • Claube Camile Soares Lima Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • João Francisco Magno Ribas Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Raquel Valente de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3466

Palavras-chave:

Jogo. Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil. Ensino Fundamental.

Resumo

Essa pesquisa objetivou identificar o sentido do Jogo disposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Educação Infantil e nos distintos componentes curriculares do Ensino Fundamental – anos iniciais e anos finais. Para isso, realizou-se uma análise documental, de caráter qualitativo, por meio da qual constatou-se que na Educação Infantil o Jogo é tido como eixo estruturante para o desenvolvimento das aprendizagens e habilidades das crianças, devendo ser trabalhado no decorrer de toda essa etapa de ensino. Já no Ensino Fundamental, dependendo do componente curricular, o mesmo apresenta-se como um conteúdo com fim em si mesmo, como na Educação Física e na Arte; como meio (metodologia) para ensinar os conteúdos específicos de cada disciplina, estando presente nas habilidades a serem por elas desenvolvidas (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Geografia, História e Ensino Religioso); ou ainda encontra-se ausente, assim como na Matemática e nas Ciências. Desse modo, a cultura do Jogo, enquanto construção social, precisa ser vivenciada em um determinado tempo e espaço, levando em consideração sua importância no desenvolvimento do indivíduo durante a infância e a adolescência, ancorado por documentos de caráter educacional como a BNCC, na qual determina, norteia e orienta as práticas pedagógicas da Educação Básica.

Biografia do Autor

  • Claube Camile Soares Lima, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Graduada em Pedagogia (UFSM);

    Especialista em Educação Física Escolar (UFSM);

    Mestre em Educação Física pelo Centro de Educação Física e Desporto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

  • João Francisco Magno Ribas, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Pós-doutor pelo Institut Nacional dÉducació Fisica de Catalunya (2009).

    Professor associado do Departamento de Desportos Coletivos, do Centro de Educação Física, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).


  • Raquel Valente de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Mestranda em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

    Pesquisadora do Grupo de Estudos Praxiológicos - GEP Brasil.

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Publicado

2019-05-08

Como Citar

O sentido do jogo na Educação Infantil e no ensino fundamental: uma análise acerca da Base Nacional Comum Curricular. Revista Triângulo, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 73–88, 2019. DOI: 10.18554/rt.v0i0.3466. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/3466. Acesso em: 17 maio. 2025.