Metodologias ativas e o uso do Facebook como interface colaborativa na Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3510

Palavras-chave:

Redes sociais. Formação docente. Ensino Superior.

Resumo

Este artigo apresenta observações e reflexões sobre a aplicação do Facebook como recurso de ensino-aprendizagem, considerando-o um suporte para promover aproximação e interação dos estudantes, numa turma de 26 alunos de uma disciplina específica de um curso superior de uma instituição privada de Curitiba. Caracteriza-se tal pesquisa como um procedimento de pesquisa-ação, de abordagem qualitativa que partiu de uma experiência empírica. A fim de proporcionar meios de aprendizagem mais acessíveis e próximos ao perfil dos alunos, todos da geração Y, foi criado pela professora um grupo fechado no Facebook, no qual foi promovida a interação dos alunos com o objetivo de verificar a aceitação e engajamento por meio de uma mídia social, no que diz respeito ao seu uso como recurso educacional. Coube ainda uma reflexão sobre a formação docente numa visão complexa para atuar nesse contexto e apreciação da ubiquidade como um desafio já instalado na realidade da educação.

Biografia do Autor

Maria Paula Mansur Mäder, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutoranda em Educação, linha de pesquisa Paradigmas Educacionais e Formação de Professores;Mestre em Comunicação e Linguagens; Especialista em Leitura de Múltiplas Linguagens; licenciatura em Letras-Português e bacharelado em Comunicação Social. Docente da área de Comunicação Social do Unibrasil Centro Universitário.

Marilda Aparecida Behrens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Universidade Federal do Paraná (1973),Graduação em Pedagogia Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1977), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Pós-Doutora pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal. Desde 1975 atua na Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR, na qual é professora Titular. 

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Publicado

2019-05-08

Como Citar

MÄDER, M. P. M.; BEHRENS, M. A. Metodologias ativas e o uso do Facebook como interface colaborativa na Educação Superior. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 12, n. 2, p. 101–116, 2019. DOI: 10.18554/rt.v0i0.3510. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/3510. Acesso em: 24 dez. 2024.