O livro didático como documento histórico para análise do currículo de Química e Ciências

Autores

  • Francisco de Araújo Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo / Professor EBTT http://orcid.org/0000-0002-6728-9633
  • Jacqueline Querino Alves Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto / Professora
  • Joana de Jesus Andrade Universidade de São Paulo / Professora

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3583

Palavras-chave:

Livro didático, Currículo de química, Reformas educacionais.

Resumo

Este trabalho apresenta um breve resgate da história dos currículos de ciências e de química no Brasil considerando os aspectos legais bem como cenários sociais mais amplos intervenientes na elaboração de livros didáticos (LD) de ciências, do 9º ano do Ensino Fundamental, e química, do 1º ano do Ensino Médio. Ao reconhecer a importância dos LDs como ‘documentos históricos’ da educação e, com inspiração na perspectiva das teorias críticas do currículo, foram analisados seis LDs por meio da análise de conteúdo, a partir das categorias de conteúdo curricular e temas contextuais. A presença, bem como as semelhanças e diferenças, de conteúdos de química e de possíveis contextos de utilização em ambos os níveis de ensino, foram os disparadores da investigação que reconhece, nas categorias definidas, os valores sociais atribuídos ao ensino da Química na educação básica. Concluiu-se que os LDs, embora tentem cumprir o disposto nos documentos orientadores do ensino, apresentam disparidades entre as necessidades sociais mais amplas, as demandas econômicas do país e/ou as perspectivas políticas que as leis e outros documentos expressam. Ficou evidente que os conteúdos curriculares apresentam considerável semelhança em diferentes épocas históricas e que os temas contextuais de utilização/aplicação destes conteúdos seguem as tendências mundiais de ensino contextualizado.

Biografia do Autor

Francisco de Araújo Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo / Professor EBTT

Professor EBTT no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (Câmpus Sertãozinho). Licenciado em Química pela Universidade de São Paulo. Doutor em Química pela Universidade de São Paulo.

Jacqueline Querino Alves, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto / Professora

Mestre e doutora em ciências, com ênfase em química. Licenciada em Química pela Universidade de São Paulo. Bacharel e mestre em Direito (UNAERP-RP). Professora de Ciências na Prefeitura Municial de Ribeirão Preto.

Joana de Jesus Andrade, Universidade de São Paulo / Professora

Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - FE/ UNICAMP (2008) e Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - FE/ UNICAMP (2011). Atualmente é professora doutora do departamento de Química - Licenciatura, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP-USP e coordenadora do CEIQ - Centro de Ensino Integrado de Química. 

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Autores 1,2 e 3 (referência omitida para evitar a identificação dos autores do trabalho).

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Publicado

2019-04-18

Como Citar

SILVA, F. de A.; ALVES, J. Q.; ANDRADE, J. de J. O livro didático como documento histórico para análise do currículo de Química e Ciências. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 12, n. 1, p. 43–67, 2019. DOI: 10.18554/rt.v0i0.3583. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/3583. Acesso em: 21 dez. 2024.