Análise de estratégias de estudo divulgadas no Youtube

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.4345

Palavras-chave:

Concepções de aprendizagem. Desempenho Acadêmico. Educação Superior. YouTube.

Resumo

Este artigo traz resultados de uma pesquisa que objetivou identificar as estratégias de estudo utilizadas e recomendadas por estudantes no YouTube, com o interesse de investigar as estratégias de aprendizagem no ensino superior. Para isso, foram selecionados 50 vídeos do YouTube,a partir da tabulação dos conteúdos temáticos mais recorrentes, identificou-se as estratégias que foram organizadas e agrupadas em seis categorias: a) estudo individual; b) organização para os estudos; c) interação; d) comportamento durante as aulas; e) bem estar físico e mental e f) preparação para as avaliações. O resultado evidenciou que os estudantes YouTubers apresentaram conhecimento superficial e empírico sobre estratégias de estudo, reproduzindo modelos comumente praticados nas instituições ensino. Suas estratégias estão baseadas em experiências pessoais por tentativa e erro. Assim, observa-se a necessidade de mais pesquisas referentes à temática, no sentido de contribuir na orientação aos estudantes desde os anos iniciais da vida escolar até a educação superior.

Biografia do Autor

Tenisziara Moura Ferreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Mestra em Inovação Tecnológica - UFTM (2018); Graduada em Licenciatura em Letras Port./Ingl. - UNIUBE (2007); Especialista em Linguística Aplicada - UNIUBE (2008); Formação em Estudos de Política e Estratégia - ADESG (2008); Técnica em Informática - CEFET (2006). Ocupante do cargo de Assistente Técnico Educacional na Superintendência Regional de Ensino de Uberaba (2006-2009). Ocupante do cargo de Técnico em Assuntos Educacionais (TAE) na UFTM) desde 2010 até a presente data. Coordenou o Programa de Monitoria da UFTM na Pró-Reitoria de Ensino por quatro anos e atualmente trabalha no Setor de Acompanhamento Pedagógico da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis da mesma universidade. Experiência na área de gestão de projetos educacionais, organização de eventos educacionais e acompanhamento pedagógico de alunos. Interesse em aprendizagem de alunos, ensino à distância e evasão universitária.

Beatriz Gaydeczka, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade do Contestado (2003), graduação em Letras - Licenciatura em Português/Inglês pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União Vitória (2003), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2006) e doutorado em Letras na Universidade de São Paulo (2012). É Professora Adjunto IV na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, no Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas (ICTE). Atua na Graduação e na Pós-Graduação (Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica) enfocando metodologia científica, comunicação, leitura e produção de textos técnicos para as engenharias, discurso acadêmico e propriedade intelectual.

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Publicado

2020-06-04

Como Citar

FERREIRA, T. M.; GAYDECZKA, B. Análise de estratégias de estudo divulgadas no Youtube. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 13, n. 1, p. 41–57, 2020. DOI: 10.18554/rt.v0i0.4345. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/4345. Acesso em: 20 nov. 2024.