As relações intradisciplinares e interdisciplinares representadas em textos de materiais curriculares educativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.4406

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar e descrever como as relações intradisciplinares e interdisciplinares são representadas em textos de Materiais Curriculares Educativos. Assim, foi utilizado o conceito de classificação elaborado por Bernstein para analisar essas relações que são expressas nos textos dos Materiais Curriculares Educativos. O método da pesquisa foi qualitativo, a partir da linguagem de descrição proposta por Basil Bernstein (2000), com o uso da análise documental ancorada em constructos de sua teoria. Os resultados sugerem uma classificação fraca nas relações intradisciplinares, o que significa dizer que há existência de relação entre conteúdos distintos, porém pertencentes a uma mesma disciplina, caracterizando uma prática pedagógica por conexões intradisciplinares. Verificamos a ausência dessas relações no ensino da Matemática, portanto, os textos dos Materiais Curriculares Educativos expressam um silenciamento da prática pedagógica interdisciplinar nos processos de ensino e de aprendizagem da tarefa matemática.

Biografia do Autor

Reinaldo Feio Lima, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Professor Adjunto C da Área Temática Educação Matemática, lotado no Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Estatísticas Educacionais (UFPA). Graduado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

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Publicado

2020-06-04

Como Citar

LIMA, R. F. As relações intradisciplinares e interdisciplinares representadas em textos de materiais curriculares educativos. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 13, n. 1, p. 114–127, 2020. DOI: 10.18554/rt.v0i0.4406. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/4406. Acesso em: 21 dez. 2024.