Páginas da rede social Facebook: ferramentas para o processo de ensino-aprendizagem da língua francesa
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.4407Palavras-chave:
Redes Sociais. Página do Facebook. FLE. Ensino-aprendizagemResumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma análise de potencialidades didáticas de conteúdos para o ensino-aprendizagem de Francês Língua Estrangeira (FLE) em páginas da rede social Facebook. De forma mais específica, intentamos, primeiramente, mostrar um mapeamento de algumas páginas e suas conteúdos e de que maneira estes podem auxiliar no ensino de FLE. Para a fundamentação teórica são apresentados os conceitos de redes sociais, mas especificamente o facebook. Alinham-se a essa fundamentação discussões sobre concepções adotadas e explicitadas pelo Cadre Européen Commum de Référence para uma reflexão sobre as abordagens comunicativa e acional no ensino e aprendizagem do FLE. O estudo configura-se como uma investigação qualitativa observacional, do tipo netnografia (KOZINETS, 2014), sendo utilizado o recurso de captura de tela para o registro dos dados de postagens de 2 das páginas mapeadas. Com a análise das postagens e de alguns comentários, veiculados nas páginas selecionadas, foi possível constatar o potencial pedagógico dessas páginas para ensino-aprendizagem de FLE e de aspectos culturais francófonos.
Referências
Conseil de la Coopération Culturelle. Division des langues vivantes. Cadre Européen Commun de Référence Pour Les Langues (CECR). Strasbourg, Paris: Didier, 2001.
GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009. (Coleção Pesquisa Qualitativa).
KOZINETS, R. V. The Field Behind the Screen: Using Netnography for Marketing Research. In: Online Communities. 1998. Disponível em: <https://www.nyu.edu/classes/bkg/methods/netnography.pdf.> Acesso em: 08 ago. 2017.
KOZINETS, R. V. Netnography 2.0. In: BELK, R. W. Handbook of Qualitative Research Methods. Edward Elgar Publishing, 2007.
KOZINETS, R. V. On netnography: Initial Reflections on Consumer Research Investigations of Cyberculture. Evanston, Illinois, 1997.
KOZINETS, R. V. Netnografia: Realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014. 203p.
LEFFA, V; ARAÚJO, J. Redes sociais e ensino de línguas: O que temos de aprender? 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
LORENZO, E. W. M. A utilização das redes sociais na educação. Rio de Janeiro: Clube dos autores, 2013.
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: edição compacta. São Paulo: Atlas, 1996.
MOROSOV, I.; MARTINEZ, J. Z. A didática do ensino e a avaliação da aprendizagem em língua estrangeira. Curitiba: Ibpex, 2008.
PAIVA, V. L. M. O. A Linguagem dos Emojis. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 55, p. 379-401, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000200379.> Acesso em: 23 jun 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.