EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: NARRATIVAS EMERGENTES

Autores

  • Elione Maria Nogueira Diógenes UFAL

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v7i2.464

Resumo

RESUMO: A extensão é considerada um dos tripés de funcionamento das universidades. A ideia é que nos trabalhos desenvolvidos no âmbito acadêmico não ocorra dissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Infelizmente, a realidade é outra. Em geral, os professores dedicam-se mais ao ensino e a pesquisa, enquanto a extensão reduz-se a uma atividade menor no conjunto da prática científica. O presente texto caminha na perspectiva de demonstrar que é possível articular ensino, pesquisa e extensão de modo a materializar o compromisso social da Academia por meio de projetos que contribuam com a produção e apropriação do conhecimento, efetivando a formação dos acadêmicos de modo que os mesmos assumam a responsabilidade social como princípio de sua vida profissional.

Biografia do Autor

Elione Maria Nogueira Diógenes, UFAL

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará, onde concluiu também o Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas. O doutorado em Políticas Públicas foi realizado no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão. É professora da Universidade Federal de Alagoas, lotada no Centro de Educação, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Atua como professora-colaboradora no Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP/UFC), onde orienta projetos de pesquisa no campo da avaliação de políticas públicas de educação. É líder do GEPE (grupo de pesquisa sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira) e faz parte dos seguintes grupos: "Gestão e Avaliação Educacional (GAE)", "Juventudes, culturas e formação", "Caminhos da Educação em Alagoas" e "História da Educação no Ceará" em que estuda os seguintes temas: política educacional, gestão educacional e gestão democrática, avaliação de políticas públicas, educação básica (níveis: fundamental e ensino médio), processos educativos escolares e não escolares, direitos humanos e história da educação.

Downloads

Publicado

2015-09-26

Como Citar

DIÓGENES, E. M. N. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: NARRATIVAS EMERGENTES. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 7, n. 2, 2015. DOI: 10.18554/rt.v7i2.464. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/464. Acesso em: 28 mar. 2024.