Trabalho pedagógico: uma experiência com a metodologia de diagnóstico rápido participativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v13i2.4896

Palavras-chave:

Diagnóstico Rápido Participativo. Trabalho pedagógico. Avaliação Formativa.

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar em que aspectos a introdução da ferramenta Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) contribui como técnica de avaliação formativa para discentes na disciplina de Gestão de Políticas Públicas, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul. A pesquisa qualitativa foi baseada em um estudo de caso no IFFar/SVS. A metodologia constitui-se à luz de, dentre outros, Freire (1991, 2013), Dourado; Oliveira (2009), Brose (2010), Pacheco (2011), Eckert (2012), Gomes (2010), Maraschin (2015), Gimeno Sacristán (2017), Silva et al (2017), Ferreira (2018). Seguida de uma interpretação analítica de documentos legais basilares dos Institutos Federais, esta pesquisa considera também o relatório de dados da localidade de Dois Irmãos, município de São Vicente do Sul. Os resultados revelam a necessidade da criação de espaços de formação e reflexão para que haja aperfeiçoamento na formação de professores, assim como a realização de uma pesquisa para entender de forma mais eficaz o papel desta integração e seu impacto em todos os cursos. Deste modo, entende-se que faz parte da formação dos professores de educação dos Institutos Federais a capacidade de lidar didaticamente com públicos e níveis de ensino diversos, ainda que não possuem formação pedagógica inicial adequada.

Biografia do Autor

Antônio Carlos Minussi Righes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus São Vicente do Sul.

Graduação em Administração de Empresas pela FEA/RS (1985), especialista em Gestão Empresarial pela URI/RS  Campus Santiago (2000), mestrado em Engenharia de Produção pela UFSM/RS (2004), especialista em Didática e Docência do Ensino Superior na UNIGUAÇU/PR (2008), Doutor em Educação/UFSM (2020). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do IFFar.

Juliana Vaz Paiva, Universidade Federal de Santa Maria / PPGE / UFSM.

Graduação em Pedagogia pela Urcamp (2017). Especialização em Gestão Educacional pela UFSM. Mestranda no PPGE/UFSM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Escola da Ponte, diagnóstico, dispositivos pedagógicos, alfabetização e lúdico.

Rosane Carneiro Sarturi, Universidade Federal de Santa Maria / PPGE / UFSM

Doutora em Educação pela UFRGS (2003). Pós-doutorado em Políticas Públicas na Universidade de Valência como bolsista CAPES/Fundação Carolina (2010-2011). Professora Associada III da UFSM no Dpto de Administração Escolar, coordenadora do PPGE, do Centro de Educação da UFSM, líder do Grupo de Pesquisa ELOS/UFSM.

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

RIGHES, A. C. M.; PAIVA, J. V.; SARTURI, R. C. Trabalho pedagógico: uma experiência com a metodologia de diagnóstico rápido participativo. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 13, n. 2, p. 93–110, 2020. DOI: 10.18554/rt.v13i2.4896. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/4896. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência