DESENVOLVIMENTO DE KITS DIDÁTICOS E CURSOS DE ROBÓTICA EDUCACIONAL: UM ESTUDO DA METODOLOGIA QUE PODE SER EMPREGADA EM PROJETOS DE EXTENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v7i1.505Resumo
A robótica tem se mostrado uma excelente ferramenta de apoio ao ensino fundamental e médio. A aplicação dos conceitos estudados em sala de aula, a motivação dos alunos, a busca por novos conhecimentos, o trabalho em equipe e o desenvolvimento do raciocínio lógico são alguns dos benefícios proporcionados por trabalhos nesta área. Entretanto, a robótica educacional ainda não consegue atingir grande parte dos estudantes, sobretudo na rede pública de ensino. Isso se deve a dois fatores principais: o custo elevado dos kits e materiais necessários para a realização das aulas e a falta de capacitação dos professores. Neste sentido, este artigo apresenta os projetos que vêm sendo desenvolvidos pelo Núcleo de Cibernética e Sistemas Robóticos (CyRoS) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) voltados para a robótica educacional no ensino fundamental, médio e na educação especial. Estes trabalhos têm como foco o desenvolvimento de kits didáticos de baixo custo, a realização de cursos para os professores e a elaboração de materiais didáticos, como apostilas e vídeo aulas que possam ser utilizados como base para a ampliação e a continuação dos projetos no ambiente escolar.Downloads
Publicado
2015-09-25
Como Citar
SOUZA, L. F. F.; REIS, G. L.; TAVARES, M. P.; LOPES, C. N.; PEREIRA, E. B.; BARROSO, M. F. S. DESENVOLVIMENTO DE KITS DIDÁTICOS E CURSOS DE ROBÓTICA EDUCACIONAL: UM ESTUDO DA METODOLOGIA QUE PODE SER EMPREGADA EM PROJETOS DE EXTENSÃO. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 7, n. 1, 2015. DOI: 10.18554/rt.v7i1.505. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/505. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.