Uma experiência com teatro na divulgação científica em Uberaba-MG

Autores

  • Luana Rodrigues de Araújo Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i1.5848

Resumo

O presente artigo visa refletir sobre como a divulgação científica vem sendo desenvolvida na cidade de Uberaba - MG a partir da utilização da linguagem teatral como ponte, agindo como tradutora e transmissora de informações sobre ciências. Para realização do trabalho foi utilizada pesquisa bibliográfica sobre a temática além do compartilhamento de uma vivência em atuação com uma peça de teatro com temática científica que aconteceu na Semana da Água no ano de 2018 na cidade de Uberaba/MG. Faz necessário, em um período de desmantelamento das ciências e das artes, refletir como essas práticas podem ser um recurso para um diálogo construtivo entre as ciências e o público.

Referências

BACHEGA JUNIOR, Vanderlei. Teatro do Oprimido. Todo Estudo. Disponível em https://www.todoestudo.com.br/artes/teatro-do-oprimido . Acesso em 19 de April de 2022.

COUTINHO, Maria Henriques. O teatro aplicado em questão: abrangência, teoria e o uso do termo. In. Revista Ouvirouver. v. 08 n. 1-2 p. 110-127, Uberlândia, 2012. Disponível em *12498-Texto do artigo-111319-1-10-20141027.pdf. Acesso em 27 jun. 2021.

CUNHA, Maria Borin. GIORDAN, Marcelo. A divulgação científica como um gênero de discurso: implicações na sala de aula. In. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciências. 2009.Anais.Florianópolis. Disponível emwww.lapeq.fe.usp.br/textos/ec/ecpdf/cunha_giordan-enpec-2009.pdf. Acesso em 02 jun. 2021.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs - capitalismo e esquizofrenia. 1. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. 34 ed., Rio de janeiro: 1995.

DESGRANGES, Flávio. A invenção da olhadela: alterações no ato do espectador teatral. 2 ed. São Paulo. Hucitec, 2017.

GIL, Antônio Carlos, 1946- Como elaborar projetos de pesquisa - 4. ed. - São Paulo. Atlas, 2002.

LOPES, Thelma; DAHMOUCHE, Monica Santos. Teatro, ciência e divulgação científica para uma educação sensível e plural. Urdimento. v.3 n.36 p.306-325, Florianópolis, 2019. Disponível em https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15800/10888 . Acesso em 02 jun. 2021

MASSARANI, Luísa. MOREIRA, Ildeu de Castro. ALMEIDA, Miguel Osório. Para que um diálogo entre ciência e arte? In: História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v.13, supl. p. 7-10, out. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59702006000500001 . Disponível em https://www.scielo.br/j/hcsm/a/KbcpxMxtDvjbHHchgqRxvpR/?lang=pt# . Acesso em: 27 set. 2021.

MOREIRA, Leonardo Maciel. O Teatro em Museus e Centros de Ciências: uma Leitura na Perspectiva da Alfabetização Científica. 2013. 173p. Tese de Doutorado em Educação - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04112013-114701/pt-br.php Acesso em 21 jun. 2021.

MOREIRA, Leonardo Maciel. MARANDINO, Martha. O Teatro em Museus e Centros de Ciências Brasileiros. In. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Atas... ABRAPEC: Campinas, 2011. Disponível em https://www.scielo.br/j/hcsm/a/tmYc3FmrgW3dhNfMpjvKfmx/?lang=pt&format=pdf . Acesso em 21 jun. 2021.

NOBERTO ROCHA, Jessica. MARANDINO, Martha. Mobile Science museums and centres and their history in the public communication of science. JCOM, v. 16, n.03, A04. 2017.Disponível em https://jcom.sissa.it/sites/default/files/documents/JCOM_1603_2017_A04.pdf . Acesso em: 29 jun. 2021.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva. 1999.

PORTAL UBERABA. Codau prepara 11ª edição da Semana da Água. 2018. Disponível em https://www.portaluberaba.com/codau-prepara-11a-edicao-da-semana-da-agua/ . Acesso em 29 jun. 2021.

ROCHA, Mariana. MASSARANI, Luisa. PEDERSOLI, Constanza. La divulgación de la ciencia en América Latina: términos, definiciones y campo académico. In. MASSARANI, Luisa.et al.(Org.). Aproximaciones a la investigación en divulgación de la ciencia en América Latina a partir de sus artículos académicos. Rio de Janeiro: Fiocruz - COC, 2017.Disponível em https://www.researchgate.net/publication/319165852_Aproximaciones_a_la_investigacion_en_divulgacion_de_la_ciencia_en_America_Latina_a_partir_de_sus_articulos_academicos. Acesso em 29 junho 2021.

SARAIVA, Claudia Correia. Teatro Científico e o ensino de Química. Dissertação de mestrado. Universidade do Porto. 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/10216/64139 . Acesso em 29 junho 2021.

Downloads

Publicado

2022-04-22

Como Citar

RODRIGUES DE ARAÚJO, L. Uma experiência com teatro na divulgação científica em Uberaba-MG. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 15, n. 1, p. 91–102, 2022. DOI: 10.18554/rt.v15i1.5848. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5848. Acesso em: 28 nov. 2022.