EDITORIAL - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA:

DESAFIOS ENCONTRADOS EM CONTEXTOS INCLUSIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i2.5857

Resumo

A Revista Triângulo tem como objetivo propagar o conhecimento científico e incentivar os debates acadêmicos para a produção de novos conhecimentos nos diferentes fundamentos, metodologias, saberes e práticas educacionais. Nesse sentido, este Dossiê temático busca abrir espaços para reflexão, pesquisas, experiências e vivências relacionadas ao ensino e aprendizagem em diferentes contextos inclusivos na Educação Infantil, na Educação Básica e na Educação Superior. Nesse contexto, o dossiê volta-se para a formação docente e para as práticas pedagógicas de professores em sala de aula que perpassam os cursos de licenciatura e a formação para a docência em uma perspectiva de Educação Inclusiva. Ademais, face aos grandes desafios encontrados nesse âmbito pelos professores, a partir da apresentação de diversas pesquisas, propõe-se a refletir, a (re)construir e a dialogar acerca de aspectos relacionados ao ensinar e ao aprender em diferentes contextos inclusivos na Educação Infantil, na Educação Básica e na Educação Superior.

Biografia do Autor

Cleusa Inês Ziesmann, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutora em Educação (PUCRS). Mestre em Educação nas Ciências (Unijui). Especialista em Interpretação, Tradução e Docência de Língua Brasileira de Sinais (Uníntese). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA). Especialista em Educação Especial Inclusiva (UNIASSELVI). Graduada em Pedagogia / Orientação e Supervisão Escolar pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). É professora na Universidade Federal da Fronteira Sul /campus Cerro Largo/RS. Líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial/Inclusiva - GEPEI e membro do grupo de Estudos e Pesquisas GEPETEC da UFFS de Cerro Largo/RS. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação Especial/Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais, Atendimento Educacional Especializado e Formação de Professores (inicial e continuada)

Jeize de Fátima Batista, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Letras-Espanhol pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1999), Especialização em Língua Espanhola e Cultura Hispânica (URI- 2001), Mestrado em Letras: área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Católica de Pelotas (2005) e Doutora em letras pela UniRitter - Porto Alegre (2017). Trabalhou como professora (horista) da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, com disciplinas de Língua portuguesa, Linguística, Língua Espanhola, Análise do Discurso e Práticas de Ensino em nível de Graduação e Pós-Graduação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Estrangeira Moderna-Espanhol e Língua Portuguesa, atuando principalmente no seguintes temas: leitura, discurso, ensino-aprendizagem de línguas. Também atuou como professora de Língua Portuguesa, Redação e Língua Espanhola nas turmas de 6º ano a 8ª série do Ensino Fundamental e com Redação no 1º ano do Ensino Médio da Escola da URI- Santo Ângelo até outubro de 2013. Atualmente é docente, dedicação exclusiva 40h - Língua Portuguesa- da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), campus de Cerro Largo.

Ana Cecilia Teixeira Gonçalves, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação no Curso de Licenciatura em Letras ? Língua Portuguesa/Literaturas ? pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), mestrado em Letras, área de concentração: Estudos da Linguagem (linha de pesquisa: discurso e aquisição), pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), doutorado em Letras, área de concentração: Estudos da Linguagem (linha de pesquisa: linguagem e interação), pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Desde 2010, é professora do Curso de Letras Português e Espanhol ? Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul. Foi coordenadora do Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID), edital 2018. Realiza pesquisas nas seguintes áreas: Linguística Aplicada; Ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa; Formação docente.

Downloads

Publicado

2021-10-14

Como Citar

ZIESMANN, C. I.; BATISTA, J. de F. .; GONÇALVES, A. C. T. . EDITORIAL - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA: : DESAFIOS ENCONTRADOS EM CONTEXTOS INCLUSIVOS. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 2, p. 1–7, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i2.5857. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5857. Acesso em: 3 maio. 2024.