Formação inicial de professores

desafios de estudantes dos cursos de licenciatura do IFMT - Campus Confresa

Autores

  • Gisllaynne Rayanne Borges Coelho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT
  • Jéssica de Oliveira Andrade Borges Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT
  • Ana Cláudia Tasinaffo Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6179

Palavras-chave:

Dificuldades. Formação de Professores. Perfil de Licenciandos.

Resumo

A oferta de vagas para cursos de formação inicial de professores no Brasil, teve um crescimento significativo, além de chegar em diversos municípios do interior do país devido a criação de novas Universidades e Institutos Federais. O presente texto é resultado de um estudo que objetivou analisar as motivações e dificuldades encontradas pelos estudantes das licenciaturas do IFMT Campus Confresa, e as possíveis relações com a formação na Educação Básica ou o tempo da conclusão do Ensino Médio ao ingresso no Ensino Superior. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa do tipo qualitativa e exploratória com 41 estudantes, os dados foram obtidos por meio da aplicação de um formulário eletrônico constituído por 14 perguntas fechadas nos meses de outubro e novembro de 2020. As dificuldades elencadas são: ingresso tardio, levar mais de cinco anos para ingressar no Ensino Superior, não ter oportunidade de sair de sua cidade para cursar uma graduação, e outros responderam que tiveram que escolher o trabalho antes dos estudos. Com a análise das respostas foi possível perceber que os sujeitos associam a formação de nível superior com a melhora na qualidade de vida e que, após a conclusão do curso, devem surgir novas oportunidades.

Biografia do Autor

Gisllaynne Rayanne Borges Coelho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

Possui graduação em Licenciatura em Biologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (2021). Foi bolsista do programa residência pedagógica (2020-2021).

Jéssica de Oliveira Andrade Borges, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Em Ensino (PPGEn- IFMT-UNIC - 2021). Graduada em Ciências da Natureza com habilitação em Química (IFMT). Especialista em Ensino de Ciências (IFMT). Professora da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso.

Ana Cláudia Tasinaffo Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências REAMEC. (2018). É Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn - IFMT). Membro do Grupo de Pesquisa (GPEnCiMa).

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Publicado

2023-05-26

Como Citar

BORGES COELHO, G. R. .; DE OLIVEIRA ANDRADE BORGES, J.; TASINAFFO ALVES, A. C. Formação inicial de professores: desafios de estudantes dos cursos de licenciatura do IFMT - Campus Confresa. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 1, p. 12–27, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i1.6179. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6179. Acesso em: 9 maio. 2024.