Formação inicial de professores

desafios de estudantes dos cursos de licenciatura do IFMT - Campus Confresa

Autores

  • Gisllaynne Rayanne Borges Coelho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT
  • Jéssica de Oliveira Andrade Borges Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT
  • Ana Cláudia Tasinaffo Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6179

Palavras-chave:

Dificuldades. Formação de Professores. Perfil de Licenciandos.

Resumo

A oferta de vagas para cursos de formação inicial de professores no Brasil, teve um crescimento significativo, além de chegar em diversos municípios do interior do país devido a criação de novas Universidades e Institutos Federais. O presente texto é resultado de um estudo que objetivou analisar as motivações e dificuldades encontradas pelos estudantes das licenciaturas do IFMT Campus Confresa, e as possíveis relações com a formação na Educação Básica ou o tempo da conclusão do Ensino Médio ao ingresso no Ensino Superior. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa do tipo qualitativa e exploratória com 41 estudantes, os dados foram obtidos por meio da aplicação de um formulário eletrônico constituído por 14 perguntas fechadas nos meses de outubro e novembro de 2020. As dificuldades elencadas são: ingresso tardio, levar mais de cinco anos para ingressar no Ensino Superior, não ter oportunidade de sair de sua cidade para cursar uma graduação, e outros responderam que tiveram que escolher o trabalho antes dos estudos. Com a análise das respostas foi possível perceber que os sujeitos associam a formação de nível superior com a melhora na qualidade de vida e que, após a conclusão do curso, devem surgir novas oportunidades.

Biografia do Autor

Gisllaynne Rayanne Borges Coelho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

Possui graduação em Licenciatura em Biologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (2021). Foi bolsista do programa residência pedagógica (2020-2021).

Jéssica de Oliveira Andrade Borges, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Em Ensino (PPGEn- IFMT-UNIC - 2021). Graduada em Ciências da Natureza com habilitação em Química (IFMT). Especialista em Ensino de Ciências (IFMT). Professora da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso.

Ana Cláudia Tasinaffo Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências REAMEC. (2018). É Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn - IFMT). Membro do Grupo de Pesquisa (GPEnCiMa).

Referências

ALVES, Wanderson Ferreira. A Formação de Professores e as Teorias do Saber Docente: contexto e desafios. Educação e Pesquisa. Vol. 33, n.2 São Paulo. May/aug 2007. Universidade Federal do Goiás. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v33n2/a06v33n2.pdf. Acesso 01 de novembro, 2021.

BRASIL. Decreto-lei n° 6093, 24 de abril de 2007. Presidência da República, Casa Civil, Brasília, DF, capítulo 1. 2007

BRASIL. Decreto-lei nº 7.031-A, de 6 de setembro de 1878. Coleção de Leis do Império do Brasil, Brasília, DF, v. 711, vol. 1. 1878

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Censo da Educação Superior 2019. INEP, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2019.pdf. Acesso 01 de novembro, 2021.

BRASIL. Expansão da Rede Federal. Ministério da Educação MEC. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec-programas-e-acoes/expansao-da-rede-federal. Acesso em 29 de novembro, 2021.

BOGDAN, Robert, BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.

DINIZ-PEREIRA, J. E. O ovo ou a Galinha: a Crise da Profissão Docente e a Aparente Falta de Perspectiva para a Educação Brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 92, n. 230, p. 34-51, jan./abr., 2011. Disponível em: http://rbepold.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/541/524. Acesso 01 de novembro, 2021.

DUARTE, Pedro, MOREIRA, Ana Isabel. Epistemologia na Profissão Docente; a Perspectiva dos Professores em Formação Sobre Formação Inicial, Supervisão Pedagógica e Identidade Profissional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. esp. n. 3, p. 196 a 1994, dez, 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11324/7810. Acesso 01 de novembro, 2021.

IBGE. Educação 2019. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2019 (Pnad Contínua). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Rio de Janeiro. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf. Acesso em 21 de outubro de 2021.

_____. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Conheça o perfil dos professores brasileiros - 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/institucional/conheca-o-perfil-dos-professores-brasileiros. Acesso 01 de novembro, 2021.

GATTI, Bernadete A. Formação de Professores no Brasil: Características e Problemas. Pág.: 1356. Edu. Soc. Vol. 31. No 113 Campinas Oct/ Dec. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000400016. Acesso em: 16 out. 2020.

GATTI, B.A.; BARRETO, E.S.S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília, DF: UNESCO, 2009. (Relatório de pesquisa).

JARDILINO, José Rubens Lima, OLIVERI, Andressa Maris Rezende, SAMPAIO, Ana Maria, Mendes. Formação de Professores e Profissão Docente: O Estado do Conhecimento da Pesquisa em Formação na Região dos Inconfidentes – MG. Revista Unoeste Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 17, p. 10 – 26 jan/dez 2020. DOI: 10.5747/ch. 2020. v17. h4. Disponível em: http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3641/3073

LISITA, V. ROSA; D. LIPOVETSKY, N. Formação de Professores e Pesquisa: uma Relação Possível? In. ANDRÉ, M. (Org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 5 ed. Campinas: Papirus, 2006, p. 107- 128.Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5284/3481. Acesso em: 16 out. 2020.

MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, n.8, p. 7-22, 2009. Disponível em: http://www.unitau.br/files/arquivos/category_1/MARCELO___Desenvolvimento_Profissional_Docente_passado_e_futuro_1386180263.pdf. Acesso em: 16 out. 2020.

MELLO, Guiomar Namo. Formação Inicial de Professores Para a Educação Básica. São Paulo Perspectiva. Vol. 14, n 1. São Paulo Jan/Mar. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392000000100012&script=sci_arttext. Acesso em: 10 nov. 2020.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Aprendizagem da Docência: Algumas Contribuições de L. S. Shulman. Santa Maria. v. 29, n. 2, p. 33- 49 , 2004. Educação. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3838. Acesso em: 16 out. 2020.

NÓVOA, António. Os Professores e sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 44, n.3, e84910, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edreal/v44n3/2175-6236-edreal-44-03-e84910.pdf. Acesso em: 16 out. 2020.

OLIVEIRA, I. N. et al. Avaliação das Percepções e Expectativas de Bacharelandos em Biologia: Perfil e Regulamentação Profissional. Estudos em Avaliação Educacional, v.18, n.36, jan./abr. 2007. P.167-180.Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br//index.php/eae/article/view/2105. Acesso em 21 de outubro de 2021.

OLIVEIRA, Sonia Maria Soares de, ALVES, Carlos Diogo Mendonça de. Formação de Professores em Tempos de Retrocesso: o que dizem os documentos oficiais? Brazilian Journal of Development. Curitiba. V. 7, n. 1, p.141 - 152. Jan.2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/22512/18020. Acesso em 21 de outubro de 2021.

OLIVEIRA, Ricardo Castro; GOIS, Jackson. Motivação para permanência e êxito dos licenciandos em química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 999-1018, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p999-1018.id669. Acesso em: 1 nov. 2021. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/669.

PIMENTA, Selma Garrido Formação de Professores – Saberes da Docência e a Identidade do Professor. Revista da Faculdade de Educação. São Paulo, vol. 22, n.2, p 72 a 89, jul./ dez. 1996. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33579. Acesso em: 22 out. 2020.

TARDIF, Maurice, RAYMOND, Danielle. Saberes, Tempo e Aprendizagem do Trabalho no Magistério. Educação e Sociedade, ano XXI, n° 73 Dez/2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4214.pdf. Acesso em 21 de outubro de 2021.

TORRES, Julio Cesar; PAGOTTO, Maria Dalva Silva. Perfil socioeconômico de alunos de licenciatura: alguns apontamentos. II Congresso Nacional de Formação de Professores, XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. São Paulo: UNESP, 2014. p. 8045-8056. Acesso em 01 de novembro, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/141644. Acesso em 21 de outubro de 2021.

ZANETTE. M. S. Pesquisa Qualitativa, no Contexto da Educação no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 65, p. 149-166, jul./set. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n65/0104-4060-er-65-00149.pdf. Acesso em: 12 dez. 2020.

Downloads

Publicado

2023-05-26

Como Citar

BORGES COELHO, G. R. .; DE OLIVEIRA ANDRADE BORGES, J.; TASINAFFO ALVES, A. C. Formação inicial de professores: desafios de estudantes dos cursos de licenciatura do IFMT - Campus Confresa. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 1, p. 12–27, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i1.6179. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6179. Acesso em: 19 nov. 2024.