Formação inicial de professores
desafios de estudantes dos cursos de licenciatura do IFMT - Campus Confresa
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6179Palavras-chave:
Dificuldades. Formação de Professores. Perfil de Licenciandos.Resumo
A oferta de vagas para cursos de formação inicial de professores no Brasil, teve um crescimento significativo, além de chegar em diversos municípios do interior do país devido a criação de novas Universidades e Institutos Federais. O presente texto é resultado de um estudo que objetivou analisar as motivações e dificuldades encontradas pelos estudantes das licenciaturas do IFMT Campus Confresa, e as possíveis relações com a formação na Educação Básica ou o tempo da conclusão do Ensino Médio ao ingresso no Ensino Superior. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa do tipo qualitativa e exploratória com 41 estudantes, os dados foram obtidos por meio da aplicação de um formulário eletrônico constituído por 14 perguntas fechadas nos meses de outubro e novembro de 2020. As dificuldades elencadas são: ingresso tardio, levar mais de cinco anos para ingressar no Ensino Superior, não ter oportunidade de sair de sua cidade para cursar uma graduação, e outros responderam que tiveram que escolher o trabalho antes dos estudos. Com a análise das respostas foi possível perceber que os sujeitos associam a formação de nível superior com a melhora na qualidade de vida e que, após a conclusão do curso, devem surgir novas oportunidades.
Referências
ALVES, Wanderson Ferreira. A Formação de Professores e as Teorias do Saber Docente: contexto e desafios. Educação e Pesquisa. Vol. 33, n.2 São Paulo. May/aug 2007. Universidade Federal do Goiás. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v33n2/a06v33n2.pdf. Acesso 01 de novembro, 2021.
BRASIL. Decreto-lei n° 6093, 24 de abril de 2007. Presidência da República, Casa Civil, Brasília, DF, capítulo 1. 2007
BRASIL. Decreto-lei nº 7.031-A, de 6 de setembro de 1878. Coleção de Leis do Império do Brasil, Brasília, DF, v. 711, vol. 1. 1878
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Censo da Educação Superior 2019. INEP, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2019.pdf. Acesso 01 de novembro, 2021.
BRASIL. Expansão da Rede Federal. Ministério da Educação MEC. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec-programas-e-acoes/expansao-da-rede-federal. Acesso em 29 de novembro, 2021.
BOGDAN, Robert, BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.
DINIZ-PEREIRA, J. E. O ovo ou a Galinha: a Crise da Profissão Docente e a Aparente Falta de Perspectiva para a Educação Brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 92, n. 230, p. 34-51, jan./abr., 2011. Disponível em: http://rbepold.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/541/524. Acesso 01 de novembro, 2021.
DUARTE, Pedro, MOREIRA, Ana Isabel. Epistemologia na Profissão Docente; a Perspectiva dos Professores em Formação Sobre Formação Inicial, Supervisão Pedagógica e Identidade Profissional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. esp. n. 3, p. 196 a 1994, dez, 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11324/7810. Acesso 01 de novembro, 2021.
IBGE. Educação 2019. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2019 (Pnad Contínua). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Rio de Janeiro. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf. Acesso em 21 de outubro de 2021.
_____. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Conheça o perfil dos professores brasileiros - 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/institucional/conheca-o-perfil-dos-professores-brasileiros. Acesso 01 de novembro, 2021.
GATTI, Bernadete A. Formação de Professores no Brasil: Características e Problemas. Pág.: 1356. Edu. Soc. Vol. 31. No 113 Campinas Oct/ Dec. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000400016. Acesso em: 16 out. 2020.
GATTI, B.A.; BARRETO, E.S.S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília, DF: UNESCO, 2009. (Relatório de pesquisa).
JARDILINO, José Rubens Lima, OLIVERI, Andressa Maris Rezende, SAMPAIO, Ana Maria, Mendes. Formação de Professores e Profissão Docente: O Estado do Conhecimento da Pesquisa em Formação na Região dos Inconfidentes – MG. Revista Unoeste Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 17, p. 10 – 26 jan/dez 2020. DOI: 10.5747/ch. 2020. v17. h4. Disponível em: http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3641/3073
LISITA, V. ROSA; D. LIPOVETSKY, N. Formação de Professores e Pesquisa: uma Relação Possível? In. ANDRÉ, M. (Org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 5 ed. Campinas: Papirus, 2006, p. 107- 128.Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5284/3481. Acesso em: 16 out. 2020.
MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, n.8, p. 7-22, 2009. Disponível em: http://www.unitau.br/files/arquivos/category_1/MARCELO___Desenvolvimento_Profissional_Docente_passado_e_futuro_1386180263.pdf. Acesso em: 16 out. 2020.
MELLO, Guiomar Namo. Formação Inicial de Professores Para a Educação Básica. São Paulo Perspectiva. Vol. 14, n 1. São Paulo Jan/Mar. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392000000100012&script=sci_arttext. Acesso em: 10 nov. 2020.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Aprendizagem da Docência: Algumas Contribuições de L. S. Shulman. Santa Maria. v. 29, n. 2, p. 33- 49 , 2004. Educação. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3838. Acesso em: 16 out. 2020.
NÓVOA, António. Os Professores e sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 44, n.3, e84910, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edreal/v44n3/2175-6236-edreal-44-03-e84910.pdf. Acesso em: 16 out. 2020.
OLIVEIRA, I. N. et al. Avaliação das Percepções e Expectativas de Bacharelandos em Biologia: Perfil e Regulamentação Profissional. Estudos em Avaliação Educacional, v.18, n.36, jan./abr. 2007. P.167-180.Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br//index.php/eae/article/view/2105. Acesso em 21 de outubro de 2021.
OLIVEIRA, Sonia Maria Soares de, ALVES, Carlos Diogo Mendonça de. Formação de Professores em Tempos de Retrocesso: o que dizem os documentos oficiais? Brazilian Journal of Development. Curitiba. V. 7, n. 1, p.141 - 152. Jan.2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/22512/18020. Acesso em 21 de outubro de 2021.
OLIVEIRA, Ricardo Castro; GOIS, Jackson. Motivação para permanência e êxito dos licenciandos em química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 999-1018, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p999-1018.id669. Acesso em: 1 nov. 2021. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/669.
PIMENTA, Selma Garrido Formação de Professores – Saberes da Docência e a Identidade do Professor. Revista da Faculdade de Educação. São Paulo, vol. 22, n.2, p 72 a 89, jul./ dez. 1996. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33579. Acesso em: 22 out. 2020.
TARDIF, Maurice, RAYMOND, Danielle. Saberes, Tempo e Aprendizagem do Trabalho no Magistério. Educação e Sociedade, ano XXI, n° 73 Dez/2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4214.pdf. Acesso em 21 de outubro de 2021.
TORRES, Julio Cesar; PAGOTTO, Maria Dalva Silva. Perfil socioeconômico de alunos de licenciatura: alguns apontamentos. II Congresso Nacional de Formação de Professores, XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. São Paulo: UNESP, 2014. p. 8045-8056. Acesso em 01 de novembro, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/141644. Acesso em 21 de outubro de 2021.
ZANETTE. M. S. Pesquisa Qualitativa, no Contexto da Educação no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 65, p. 149-166, jul./set. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n65/0104-4060-er-65-00149.pdf. Acesso em: 12 dez. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Triângulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.